Setembro Amarelo e o Centro de Valorização da Vida O CVV, ou Centro de Valorização da Vida, é uma organização brasileira sem fins lucrativos, fundada em 1962, que tem como principal objetivo oferecer apoio emocional e agir na prevenção do suicídio.
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.
Desde 2014, a campanha brasileira de conscientização sobre a importância do tema é divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o lema é: Se precisar, peça ajuda! As diversas ações em desenvolvimento podem ser conferidas no site da campanha.
Fundado em São Paulo em 1962, o CVV – Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Formado exclusivamente por voluntários, o CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. Quem nos procura, normalmente está se sentido solitário ou precisa conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações.
No Brasil, o CVV é reconhecido como serviço de utilidade pública pelo Ministério da Saúde, pertencendo às organizações do terceiro setor. Nos primórdios, o Programa CVV recebeu influência dos Samaritanos Internacionais, grupo fundado pelo Reverendo Chad Varah, em 1953, na Inglaterra.
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
O projeto é um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um problema de saúde que atinge pessoas do mundo todo. A campanha internacional de combate ao suicídio dura o mês inteiro e, neste ano, o lema é "Se precisar, peça ajuda."
A partir deste mês, as ligações para o 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), passaram a ser gratuitas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Pelo número, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção ao suicídio.
CVV é um código de segurança de 3 dígitos impresso no verso dos cartões de crédito. A sigla significa Valor Verificador de Cartão e seu objetivo é garantir mais segurança em transações online, já que a senha não deve ser informada. Importante: em cartões American Express você encontra o CVV com 4 dígitos e na frente.
Respeito, acolhimento, confiança e compreensão são básicos em qualquer conversa, assim como a garantia de total sigilo. Princípios dos quais o CVV não abre mão.
Laço Roxo: Conscientização da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros (LGBT); Campanha contra a homofobia; Conscientização da violência doméstica.
Após essa tragédia, surgiu a ideia de fundar a organização Yellow Ribbon (Laço Amarelo). Uma entidade sem fins lucrativos que visa até os dias de hoje a promover a conscientização e prevenção do suicídio. Nesse contexto, o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da organização.
O setembro amarelo começou nos Estados Unidos, quando um estudante de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio, em 1994. O jovem era conhecido por suas habilidades com mecânica. A cor amarela foi escolhida em homenagem ao Mustang 68 restaurado e pintado de amarelo por Emme.
Trata-se de uma vivência para pessoas com deficiência, quebrando as barreiras preconceituosas que a sociedade impõe, despertando a autonomia e elevando a auto estima dos participantes. A ação é voltada às pessoas portadoras de deficiência física, intelectual ou múltipla, e está aberta ao público geral.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
CAMPANHA MUNICIPAL DO SETEMBRO AMARELO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL, FALA DE EMPATIA E SOLIDARIEDADE COM A SIMBOLOGIA DO GIRASSOL COMO REPRESENTAÇÃO DE VIDA.
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
A resposta envolve um jovem americano, de 17 anos, e seu Mustang amarelo, ano 1968. Sim, há exatos 30 anos, Mike Emme tirou a própria vida suicidando-se dentro do carro que tanto amava. Por quê? Não se sabe, como também é desconhecida a forma que tal tragédia aconteceu, para que não se forme imitadores patológicos.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.