“Mangaratiba é, de fato, a primeira estrada de rodagem do Brasil”, afirma a geóloga Soraya Almeida, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A primeira rodovia pavimentada no Brasil, a Estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG).
O trecho que conecta os municípios de Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ) é dito como a rodovia mais antiga do Brasil e a primeira estrada pavimentada da América Latina, inaugurada ainda no período regencial, em 1861 por D. Pedro II, sob o nome de Estrada União e Indústria.
A primeira estrada “pavimentada” do mundo foi construída no Egito, cerca de 2500 AC, para as obras das Grandes Pirâmides. Entre os anos 300 AC e 200 DC os romanos “aprimoraram-se” na construção de estradas com finalidades militares e comerciais por toda Europa e Bretanha.
Em que região começou a rede rodoviária brasileira?
A primeira rodovia pavimentada ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis e foi inaugurada em 1928, quando Washington Luís já era presidente. Esse trecho hoje faz parte da BR 040, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte. Mas a explosão do desenvolvimento rodoviário aconteceu somente nas décadas de 40 e 50.
A Estação Rodoviária de Marília foi inaugurada em 1938, quando o município tinha apenas nove anos de emancipação, sendo a primeira Rodoviária do Brasil.
Assim como em todo o mundo, antigamente a principal forma de locomoção no Brasil era a tração animal. Na verdade, essa ainda é uma alternativa bastante usada em cidades rurais e pequenos municípios.
Inaugurada em maio de 1857, a Estrada de Mangaratiba tinha 22 km de extensão, substituindo o precário caminho pelo qual tropas de mulas cortavam a serra do Piloto, próxima ao litoral fluminense, para levar toneladas de café até o porto situado entre a capital e a cidade de Paraty.
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão.
As primeiras rodovias asfaltadas vieram apenas no século 20, no ano de 1928, durante o mandato de Washington Luís, presidente que ficou marcado com a frase “Governar é abrir estradas”. Esse primeiro trecho fazia parte da BR-040, ligava Rio de Janeiro à Petrópolis, e foi a única rodovia pavimentada até o ano de 1940.
1. BR-116 - A maior do país. No topo da lista das principais rodovias do Brasil está a BR-116. E o título não é à toa: ela tem 4.660 quilômetros e passa por 10 estados.
Mas a BR-101, a estrada mais emblemática do Brasil, vai muito além do trecho entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ela corta quase toda a costa nacional e tem extensão de 4.765 km.
A histórica rodovia é um marco da engenharia: foi a primeira estrada pavimentada da América Latina, tendo sido construída no século XIX e inaugurada por Dom Pedro II.
A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.
O nome Baroneza, inclusive, foi em homenagem à sua esposa, Maria Joaquina Machado de Souza. Sua primeira viagem se deu em 30 de abril de 1854, realizando um percurso de 14,5 km que ligava o Porto de Mauá a Fragoso na cidade de Magé.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
A maior rodovia do Brasil, a BR-116, atravessa o País desde um dos pontos mais extremos ao norte no território nacional ao mais distante no sul. Ao todo, são 4.660 km de extensão, cruzando aproximadamente 280 cidades em dez Estados.
No Brasil, o maior limite de velocidade permitido é 120 km/h, mas ele só é aplicado em algumas rodovias do país. É o caso de alguns trechos da Rodovia Bandeirantes, que liga a capital São Paulo ao interior do estado.
Certamente a estrada mais famosa do mundo, a Rota 66 existe desde 1926. Ela começava em Chicago e passava por vários estados americanos, como Kansas, Texas, Novo México e Arizona, terminando em Santa Mônica, na Califórnia, exatamente 3.755 quilômetros depois.
O primeiro meio de transporte coletivo usado no Brasil foi o bonde de tração animal, chamado de bonde Sant'Anna e adotado em 1872. O serviço esbarrava na falta de flexibilidade das operações, já que o bonde não fazia curvas e era obrigado a ir e vir na mesma linha de trilhos.
Não à toa, a Picorelli Transportes é a empresa mais antiga do Brasil, em atividade, no ramo de transportes rodoviário de cargas. São mais de 1.500 cidades atendidas no Sudeste, tornando-se referência de agilidade e segurança para além de Minas Gerais, também no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Da fundação da Companhia de Omnibus, passando pelo surgimento dos bondes, em 1868, vieram os auto-onibus, em 1908. Estes eram movidos a gasolina e começaram a circular nas ruas do Rio de Janeiro. Sua criação ficou marcada como o dia da Primeira Linha Regular de Ônibus do país, comemorado em 11 de agosto.