A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C.
No entanto, devido à baixa carga de uso do componente, é interessante que a temperatura fique na casa dos 40°C a 50°C em média. Por não ser algo constante, é normal monitorar esses números e ver picos de até 56°C e depois reduzir para 45°C ou 40°C, por exemplo.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Tanto para o processador como para outros componentes do computador, ficar trabalhando constantemente em uma temperatura alta tende a diminuir o tempo de vida desses componentes, além de gerar instabilidade e redução de desempenho em algumas dessas peças.
A temperatura ideal varia de acordo com o fabricante e o modelo da GPU, mas, em geral, não deve ser superior a 100ºC. Quanto mais baixo estiver esse parâmetro, melhor.
COMO DIMINUIR A TEMPERATURA DO PROCESSADOR ! CPU ESQUENTANDO NOS JOGOS ? SOLUÇÃO TEMPERATURA CPU !
É normal a GPU chegar a 80 graus?
GPU: Para placas gráficas, temperaturas abaixo de 80-85°C sob carga máxima são consideradas ideais para garantir uma vida útil prolongada e evitar throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
O normal é esse. GPU usada 100%. Se vc quiser, vc limita o framerate pra usar menos e estressar menos o hardware, gerar menos barulho, consumir menos energia, esquentar menos o quarto (sério!
No caso dos processadores Intel que possuem o "Execute Disable Bit" essa tecnologia é embutida nos processadores, quando os mesmos atingirem mais de 90ºC de temperatura é enviado um comando para BIOS que desliga o computador automaticamente evitando que danifique a placa mãe e a perda do processador.
Em linhas gerais, o ideal é que o chip não exceda 70º C quando estiver ocioso ou executando cargas de trabalho baixas, ou 100º C na execução de tarefas exigentes, como jogos.
A poeira acumulada pode bloquear as ventoinhas e provocar o superaquecimento da CPU ou da GPU. Muitos aplicativos em execução simultânea também podem sobrecarregar as ventoinhas. E se isso acontece muitas vezes, elas podem simplesmente parar de funcionar.
Caso você ligue a sua máquina e ela faça barulhinhos, o cooler pareça não funcionar ou o sistema operacional não carregue, pode ser indicativos de danos na CPU.
Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck. Para entender por que ela é um limite, é preciso se lembrar do que é temperatura: o grau de agitação das partículas que formam uma coisa.
A forma mais fácil de verificar a temperatura da sua CPU é com a instalação de uma ferramenta gratuita de monitoramento de picos de calor e de anomalias da CPU. Você também pode checar o monitor da CPU com a ferramenta BIOS/UEFI, que é integrada ao Windows.
80°C é de fato uma temperatura boa. A maioria dos CPUs modernos só começam a reduzir o desempenho em 90°C, alguns até chegam a 95°C. 80°C é uma temperatura de operação perfeitamente natural para jogos.
Se a temperatura se manter alta, pode ser que algum programa esteja usando o máximo de recursos do seu processador, ou ele esteja com alguma configuração como overclock ativada ou má alimentação de energia.
O novo processador topo de linha da Intel, Core i9-10900K, estaria com sérios problemas de superaquecido – ou ao menos é isso que indica um rumor vindo da China. Segundo o usuário do Weibo, Wolfstame, um teste de stress feito com a CPU deixou ela constantemente a 90°C, mesmo com o uso de resfriamento líquido.
A temperatura máxima de operação da CPU Intel Core i7-5600U é de 105 ° c. Nota: Tudo menos ainda está dentro dos padrões operacionais das CPUs. A prática recomendada é garantir que o dissipador de calor de CPUs esteja ajustado corretamente e que a cola térmica esteja apenas na CPU e em qualquer outra lugar.
Temperatura máxima desse processador é de 90°, então se chega a 82° jogando, está tudo ok. Qual cooler usa? Como está a temperatura ambiente do local onde mora?
As CPUs são projetadas para funcionar com segurança com 100% de sua utilização. No entanto, essas situações também podem afetar o desempenho de jogos e aplicativos de alta intensidade. É possível resolver alguns dos problemas mais comuns aprendendo a corrigir o uso elevado da CPU.
Sim, a onda de calor deve estar afetando um pouco mais do que o normal, mas não precisa de preocupar. 80°C ainda é bem aceitável. Comece a se preocupar de começar a passar de 90°C.
Uma ótima maneira de reduzir o uso da CPU é fechar ou colocar no modo de espera os aplicativos que você não está usando. Isso liberará recursos e melhorará o desempenho. Provavelmente, seu computador tem muitos aplicativos em segundo plano em execução constante, mesmo quando você não os está usando ativamente.