2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
Qual é a metodologia adotada pela tendência pedagógica libertadora?
O método exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. A problematização da situação permite aos alunos chegar a uma compreensão mais crítica da realidade através da troca de experiências em torno da prática social.
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Ainda para esse pensador, a pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos, que acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades ...
Qual o modelo pedagógico difundido por Paulo Freire?
O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire está inserido na pedagogia libertadora, que busca a emancipação dos indivíduos por meio da educação, incentivando a reflexão crítica e a transformação social.
Paulo Freire – Pedagogia libertadora - Brasil Escola
Qual a tendência pedagógica que Paulo Freire defende?
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire.
O e-learning é uma das principais tendências pedagógicas para 2023. Trata-se da aprendizagem realizada por meio de plataformas digitais, dispensando a necessidade de o aluno estar em um ambiente físico.
Qual a tendência pedagógica mais usada nos dias de hoje?
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
A fenomenologia de Paulo Freire articula-se com o existencialismo. "É também sob marcante influência do existencialismo que se pode compreender a filosofia da educação de Paulo Freire, para quem a educação é prática da liberdade e a pedagogia, processo de conscientização" (Severino, 2000, p. 303).
A pedagogia freiriana defende uma educação que desperta no educando a consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, como sendo verdadeiramente uma Educação como Prática da Liberdade (CORTELLA, 2011).
Qual era o objetivo da tendência libertadora de Paulo Freire?
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva o nome dele, desenvolveu um pensamento pedagógico que assume a politicidade da educação. Para Freire, o maior objetivo da educação seria o de conscientizar o aluno.
A educação é vista por Freire como pedagogia libertadora capaz de torna-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos da própria história. A liberdade torna o centro de sua concepção educativa e esta proposta é explícita desde suas primeiras obras.
Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
Qual a diferença entre tendência libertadora e libertária?
A pedagogia progressista se destaca por três tendências: a libertadora, mais conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a critico social dos conteúdos que diferentemente das anteriores acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade.
As tendências pedagógicas atuais apontam a necessidade de uma educação personalizada e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Além de muitas delas serem baseadas na metodologia ativa, visando formar alunos responsáveis, críticos e proativos!
Desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori, a proposta Montessoriana tem como base o potencial criativo das crianças e busca inter-relacionar a atividade educacional, liberdade e individualidade, indo de encontro à pedagogia tradicional extremamente rígida que vigorava na época.
Qual a tendência pedagógica mais defendida na educação brasileira?
A tendência pedagógica humanista tradicional foi preponderante no Brasil, de 1554 até 1920, aproximadamente; a tendência humanista moderna marcou a educação, a partir desta data até 1971, e daí em diante prepondera a tendência tecnicista.
Qual é a tendência pedagógica que predomina nas escolas?
2. Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. Outra tendência e concepção pedagógica da educação brasileira é a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. A primeira é responsável por valorizar as atitudes e aspectos afetivos — portanto, há a preocupação com a participação dos alunos e o conhecimento que eles trazem.
Qual a proposta pedagógica mais utilizada nos dias de hoje?
Por ser o método mais utilizado tanto em instituições públicas quanto privadas, a Pedagogia tradicional é capaz de impactar positivamente o processo de transformação da sociedade no geral. Assim, ela possibilita a construção de uma educação e comunidade de ensino baseada na democracia, na cultura e no igualitarismo.
“Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico. Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental.
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.
Como Citar. GUERRERO, Miguel Escobar. As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.