O princípio de Arquimedes afirma que a força de empuxo atua verticalmente e para cima sobre os corpos total ou parcialmente imersos em fluidos, além disso, de acordo com esse princípio, tal força tem o mesmo valor do peso do fluido, deslocado pela inserção do corpo.
O Princípio de Arquimedes nos fala que todo corpo que se encontra imerso em um fluido recebe a ação de uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do corpo que está dentro do fluido.
Arquimedes foi um grande matemático e físico. Detentor de um enorme conhecimento, destacou-se por inúmeras invenções, como a descoberta do número π (pi) que surge da relação entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, e a formulação de um princípio batizado com o seu nome, O Princípio de Arquimedes.
O princípio de Arquimedes, na hidrostática, é um teorema físico que trata sobre as forças que atuam em corpos imersos em fluidos. Ele permite calcular o porquê de um corpo afundar ou boiar em determinados fluidos e soluções. Para isso, o princípio propõe a força de empuxo, que será debatida no próximo tópico.
O princípio de Arquimedes afirma que a força de empuxo atua verticalmente e para cima sobre os corpos total ou parcialmente imersos em fluidos, além disso, de acordo com esse princípio, tal força tem o mesmo valor do peso do fluido, deslocado pela inserção do corpo.
Princípio de Arquimedes - Teoria e exemplos de aplicação
Para que serve Arquimedes?
O cientista ficou muito famoso por causa de suas revolucionárias invenções. O Parafuso de Arquimedes, utilizado para elevar água, e as catapultas, armas de guerra, são exemplos de criações desenvolvidas pelo físico. Outro importante invento do estudioso foi o uso das alavancas para mover cargas pesadas.
Foi dele a celebre frase "De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Entre as suas memoráveis invenções conta-se a roldana composta, o parafuso tubular para bombear água, as lentes convexas e um planetário. Desenhou catapultas, com as quais Siracusa defendeu-se dos romanos.
Foi durante um banho que Arquimedes percebeu que a água se elevava à medida que mergulhava seu corpo, e dessa forma descobriu que era possível resolver o problema da coroa. Foi assim, meio que ao acaso, que o princípio do empuxo foi descoberto.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
Eureka é o passado em grego do verbo infinitivo heuriskéin, significando “Descobri!”. Virou interjeição graças à história de Arquimedes de Siracusa, desafiado pelo rei Hierão a comprovar sua suspeita: o seu ourives misturara prata ao ouro de sua coroa, para baratear os custos.
Considerando positivo o sentido de baixo para cima, o módulo da resultante das forças de pressão é: I = −FA + FB . em que V é o volume do corpo. Se o corpo flutuar, o volume a considerar é o da parte do corpo que está imersa no fluido.
É atribuído a Arquimedes (287/ 212 A.C) o primeiro estudo científico sobre o valor de π, em sua obra A medida de um círculo, na qual ele conseguiu uma melhor aproximação para o valor desse número. Aproximando a circunferência a polígonos, Arquimedes encontrou a aproximação: 3,14085 < π < 3,142857.
E Arquimedes descobriu isso quando tomava banho em sua banheira, quando percebeu que a quantidade de água que transbordava era igual em volume ao seu próprio corpo. Concluiu que a coroa não era de ouro puro e que o ourives a tinha feito misturando os metais.
Consistem basicamente em uma barra com um ponto de apoio facilitando o movimento de objetos. Essas máquinas fascinaram um famoso filósofo grego, Arquimedes. Sobre alavancas Arquimedes disse a seguinte frase: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo”.
Mesmo tendo Arquimedes obtido fama por suas invenções mecânicas, ele acreditava que a Matemática em sua forma mais pura era a única coisa que valia a pena. As conquistas de Arquimedes são de tirar o fôlego. Ele é considerado por muitos historiadores como um dos maiores matemáticos de todos os tempos.
Embora Arquimedes seja mais famoso pelo princípio de hidrostática que traz o seu nome, talvez mais notáveis suas investigações sobre a quadratura do círculo, que isso e não outra coisa, vem a ser, em definitivo, a descoberta da relação aproximada entre a circunferência e o diâmetro, relação que os geômetras designam ...
Quando imerso na água, o corpo parece pesar menos. Isso acontece em razão do Empuxo, ou seja, o líquido exerce uma força de baixo para cima no corpo preso ao fio, fazendo com que o equilíbrio da balança se quebre.
Arquimedes é popularmente conhecido como o homem que gritou "Eureka!" na banheira. Ele estava tentando resolver um mistério sobre a coroa de ouro do rei.
Arquimedes estava no banho quando lhe ocorreu a solução para um problema que estava a resolver. Saiu a correr pelas ruas, nu, gritando "Eureka" (descobri) e ficava para a história o nascimento do princípio de Arquimedes. O AB Ciência recria, num experiência, este princípio com mais de dois mil anos.
Arquimedes pode ter buscado uma solução que aplicasse o princípio conhecido em hidrostática como princípio de Arquimedes, que ele descreveu em seu tratado Sobre os Corpos Flutuantes. Esse princípio afirma que um corpo imerso em um fluido sofre uma força de empuxo igual ao peso do fluido que ele desloca.
Conta a lenda que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso em um líquido sofre a ação de uma força, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo chama-se empuxo.
Durante o cerco a Siracusa, Arquimedes foi morto por um soldado romano, apesar de exis- tir uma ordem para que fosse capturado vivo, uma vez que os líderes romanos tinham uma grande admiração por ele.
Foi Diodoro da Sicília, historiador grego que viveu entre 90 a.C. e 30 a.C., que atribuiu a invenção desta máquina a Arquimedes, pois foi este que introduziu esta técnologia na Grécia após uma visita ao Egito.