Qual foi o impacto do movimento futurista nas artes e na sociedade contemporânea?
A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.
Como o movimento futurista influenciou movimentos artísticos posteriores ou a arte contemporânea?
Legado e Influência
Seu apelo à modernidade, à inovação e à liberdade criativa ressoou em muitos artistas e movimentos posteriores, ajudando a pavimentar o caminho para o desenvolvimento da arte abstrata, do surrealismo e de outras vanguardas do século XX.
Qual a importância da arte para sociedade contemporânea?
A arte contemporânea continua a desempenhar um papel vital como voz para questões sociais urgentes. Artistas de diversas disciplinas abordam temas como justiça social, mudanças climáticas, migração e igualdade de gênero em suas obras.
Como a tecnologia tem impactado o acesso à arte na sociedade contemporânea?
O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns. Até o artista de renome David Hockney usa agora um iPad para criar as suas “pinturas”.
O futurismo foi o principal movimento que influenciou o modernismo (1922-1960), que se desenvolvia no mesmo momento no Brasil, pelo antitradicionalismo e pela liberdade de forma e criação.
A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.
Arte de vanguarda que enfatizava a velocidade, o futurismo glorificava a tecnologia, a cidade, as máquinas e as invenções da Segunda Revolução Industrial.
A arte contemporânea desperta no sujeito a percepção de sutilezas dos pequenos detalhes que nos rodeiam diariamente, exercendo, assim, influência sobre nossa mente, no sentido de encaminhar associações no que estamos observando.
Qual é o impacto da tecnologia na sociedade contemporânea?
Muito além dos meios de consumo, os novos recursos tecnológicos seguem gerando impacto nas mais variadas esferas sociais. A tecnologia mudou nossos hábitos e, principalmente, nossas expectativas relacionadas às ferramentas, ocupando grande parte do nosso tempo, seja durante os estudos, lazer, entretenimento e trabalho.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade. Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.
Qual seria a função social da arte na contemporaneidade?
A arte na atualidade deve assumir sua função transformadora capaz de incitar à ação crítica e emancipar indivíduos. Uma possibilidade se dá na utilização do Estado de modo que este estimule a permanência dos espaços, fomentando canais de fruição da arte, sem deixar de reconhecer, contudo, suas limitações.
No Brasil, o estilo da Arte Contemporânea começou a ser fomentado também durante a década de 1950, principalmente por meio do movimento de vanguarda do Neoconcretismo. A Pop Art americana, ao aparecer em todo o mundo, influenciou também a maneira como se fazia arte aqui no Brasil, principalmente nos anos 1960.
Mas em 1920, começou as deserções do movimento futurista e em 1924, foi a sua decadência. O fascismo, que deveu não só na sua retórica como na sua estética ao futurismo, acabou com o movimento, embora de forma não violenta.
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe novo tipo de beleza, baseada na velocidade.
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
Quais os cinco impactos da tecnologia na sociedade?
A seguir temos alguns pontos do avanço tecnológico no mundo do trabalho: desemprego estrutural; desigualdade; isolamento social; risco para a saúde mental; dependência tecnológica; exploração desmedida do trabalho, entre outros.
O advento de novos materiais e novas tecnologias, não somente na arquitetura mas também na música, na pintura, na escultura, sempre revolucionou a arte e abriu caminho para novas formas artísticas.
Por que a arte contemporânea causa impacto ao público?
Devido ao fato de os artistas contemporâneos não serem mais financiados por instituições, adquirem mais liberdade para retratar significados pessoais às suas obras.
Manifestação artística que valorizava o desenvolvimento tecnológico. O Futurismo foi uma movimentação artística que fez parte das vanguardas europeias (movimento que causou uma ruptura com a tradição cultural do século XIX), assim como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.
O Futurismo rejeita completamente o passado e a tradição e, por conseguinte, também a memória como elemento importante para a identidade cultural, o que invalida a alternativa.
O Futurismo pode ser divido em três fases, do momento da sua criação em 1909 até seu ocaso em 1920: a primeira, chamada heróica, de 1909 a 1915, cujo centro era Milão; a segunda, de 1916 a 1918, com interesses pelo teatro, cinema e política; e a terceira, de 1918 a 1920, de caráter sócio-político.