Humidicola (Capim Quicuio ou Quicuio da Amazônia) – Principais características agronômicas: Tolera solos encharcados e até mesmo aqueles submetidos a alagamentos temporários e periódicos. VANTAGENS: Tolerância à solos com alagamento temporário e/ou encharcados; Adapta-se bem a solos de baixa fertilidade natural.
A sua maior vantagem é ser extremamente precoce. Tendo o 1º pastejo a partir de 75 dias. Outra grande vantagem é a sua resistência a períodos de estiagem. Indicado a partir de 500 milímetros de chuva.
O capim-quicuio (Brachiaria humidicola), é uma espécie de origem africana, com hábito decumbente, apresentando crescimento vigoroso, sendo propagado por via vegetativa ou por sementes.
A vantagem de utilizar o capim verde é que, assim, apresenta maior valor nutritivo. Conforme explica Morenz, "quando o capim é cortado aos cinquenta dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%".
Os teores de proteína bruta estão de acordo com os registrados na literatura para o capim-quicuio. Segundo Quinlan et al. (1975), os níveis de proteína bruta variam entre 15 e 18%, podendo chegar a 20% em pastagens bem fertilizadas (Reeves et al., 1996b).
O capim mais “saboroso” para o gado é o Massai. O capim Tanzânia é uma planta de cultivo de médio porte, utilizada fortemente nas fases de cría e engorda dos bovinos por possuir alto teor de proteína.
Os maiores e menores números de dias por rodízio foram de 45 e 31, a produção média de forragem verde e forragem seca/hectare foram, respectivamente, de 9.454 e 2.645 kg/hectare.
Devido a essas características favoráveis, o capim Mombaça é uma escolha popular entre os pecuaristas que buscam maximizar a eficiência na engorda do gado de corte.
Essa forrageira é conhecida pela qualidade, alta produtividade e pela capacidade adaptativa a diversas condições climáticas. Devido à sua alta produção, exige solos férteis para se desenvolver e, por isso, os investimentos em fertilizantes devem ser considerados.
Os capins e as gramas mais usados para piquetes são: o Capim Quicuiu, o Capim Napier, o Capim Coast-Cross, o Capim Tiffiton, a Grama Estrela Africana e outros, que tenham o sistema radicular baixo, pois assim, voltam a crescer rapidamente com as chuvas ou irrigações. Recomenda-se uma área de 4 a 5 m2/ave.
O capim-tifton 85 é um híbrido do gênero Cynodon oriundo do cruzamento do cultivar tifton 68 com uma introdução PI-290884, proveniente da África do Sul (Burton et al., 1967).
Por ser uma espécie de rápido crescimento e de alta produção de biomassa vegetal, o capim-elefante apresenta um alto potencial para uso não apenas como fonte alternativa de energia senão também para a obtenção de carvão vegetal usado na produção industrial de ferro gusa.
Segundo o especialista, a melhor opção pode ser a variedade híbrida Camelo. A planta perfilha muito bem e permite proteger o solo. Além disso, este híbrido dá uma boa resposta a problemas de frio e geada.
Custo: O principal problema com o Capim-Tifton é o seu custo. Ele pode ser mais caro que outras opções no mercado, especialmente em termos de sementes e implantação.
Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. Esse tipo de capim para gado possui maior tolerância à umidade e resistência a cigarrinhas-das-pastagens.
Nesse caso, as melhores opções são as do gênero Cynodon, Panicum, Pennisetum (capim-elefante), além das cultivares de Brachiaria brizantha. “Neste caso, podem ser escolhidas também as cultivares Tifton 85, Pioneiro, BRS Kurumi, Mombaça, BRS Zuri, Marandu e Piatã”, afirma Gomide.
O milho pode ser oferecido ao gado em momentos distintos, sendo um aliado na engorda do boi. Gado criado no pasto pode receber o o grão no período da seca, garantindo o seu ganho de peso. O milho também é uma opção para a terminação, pois irá estimular a ruminação, ajudando na engorda do boi.
Gramínea perene, estolonífera, de hábito de crescimento semiereto a prostrado, os entrenós superiores medem de 8 a 10 cm de comprimento e os inferiores de 2 a 3 cm, são glabros e de cor verde claro.
Quantos quilos de ureia pode ser usado em um hectare de braquiária?
1) No período das chuvas, em sistemas intensivos de produção com manejo rotacionado de pastagens, pode-se recomendar a uréia, que é uma fonte de N eficiente e economicamente viável. 2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.
O capim vaquero (cynodon dactylon) é uma gramínea desenvolvida na Flórida, Estados Unidos, e reconhecida mundialmente como uma das melhores forrageiras do mundo. Essa característica se deve à capacidade de garantir bons resultados e ao alto retorno do investimento.