A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso. Afinal, os trens do metrô têm taxas de aceleração e frenagem mais eficientes, pois todos os seus carros são motorizados, o que permite maior controle e segurança.
A velocidade média da Linha 11-Coral, que possui 50,5km de extensão, está aumentando de 43,58 km/h para 48,42km/h. Isso se tornou possível graças a melhorias promovidas pela área de operação e manutenção da companhia nas estratégias operacionais.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).
Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.
Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até 2022. Além das adequações na Malha Paulista e Norte, toda a operação da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) entre Porto Nacional (TO) e Estrela D' Oeste (SP) está sendo estruturada para atender as operações com os trens de 120 vagões.
A vencedora do leilão também ficará responsável pelas 17 estações da Linha 7-Rubi entre a Barra Funda e Jundiaí. Essa é a maior em extensão de trem urbano de São Paulo, com 57 km. Em 2023, ela foi responsável pelo transporte de mais de 98,9 milhões de passageiros.
Quanto a velocidade, os trens tendem a ser mais velozes do que os metrôs, pois têm mais espaço para atingir a velocidade máxima entre as estações, mais distantes. No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, que inclui a cidade de Jundiaí.