Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.
A cristalização ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. Esse é um processo comum e natural, no qual todo mel tende a passar, ainda mais em regiões mais frias e com temperaturas a partir de 12°C.
A vegetação pode influenciar na cor do mel, como é o caso de algumas flores ricas em minerais, que levam as abelhas a produzirem mel mais escuro. Outras, pobres em minerais, resultam em um mel mais claro, como a flor de laranjeira e a cipó-uva.
Mel Puro de Abelha de florada silvestre em pote de 1000g. O mel predominantemente de Silvestre é resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
Aí eu explico que a cor do mel vai variar de acordo com o bioma”, relata Vieira. O professor Armindo ainda revela que o mel com tonalidade preta é riquíssimo em sais minerais. Sendo ideal para crianças que não se alimentam bem, que têm dificuldades de concentração ou com anemia.
Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.
Dentre todas as abelhas que possuem veneno, as consideradas mais venenosas são as abelhas africanas, sendo essas as responsáveis pelo maior número de mortes de humanos do que a soma do ataque de todos os outros animais venenosos juntos.
O motivo? Elas estão na lista de animais em risco de extinção na natureza. Portanto, são raras, o que torna o que é produzido por elas bem valorizado. Com 28% de água na composição, 10% a mais do que o comum, o mel produzido pela abelha sem ferrão é mais fluido, mais claro e tem uma leve acidez.
O mel Peri, originário do vale Saricayir Dagi, na Turquia, é um dos tipos mais caros de mel, devido à sua qualidade e raridade. Ele é colhido nas paredes altas de uma caverna, tornando o seu processo de obtenção particularmente desafiador. O preço do quilo deste mel pode atingir R$ 7 mil.
Dos tipos polínicos que ocorreram em todas as amostras de mel, Vochysia guianensis foi considerada a espécie responsável pela origem do mel amargo na Colônia da Confiança, Município de Cantá, Roraima.
Num tom mais escuro, ele é rico em minerais e tem como principal benefício auxiliar no alívio da tosse produtiva, facilitando a recuperação de doenças respiratórias.
VERDADE. “A coloração do mel é determinada pelo seu teor de sais minerais. Quanto mais sais minerais possui o mel mais escuro ele é, em contrapartida possui um sabor mais forte, agridoce.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário. 🍯Dica para recuperar o mel cristalizado: coloque em banho-maria até que o alimento volte ao estado líquido.
Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.
O iodo reage com o amido formando uma cor azul escura ou preta. Assim, se o mel contiver amido, proveniente de adulterações com xaropes de amido de milho ou outros açúcares, a solução ficará escura.
Resumindo, os pomares de laranja possuem flores que são bem atrativas para as abelhas. No geral, o mel de abelhas da florada de laranjeira apresenta uma coloração bem clara, leve aroma e sabor cítrico. Comparando aos outros méis, o mel de laranjeira é o mais indicado para quem tem problemas com insônia.
Qual é o tipo de mel mais saudável? O mel de Manuka é amplamente considerado um dos mais saudáveis devido às suas propriedades medicinais excepcionais.