Qual ação cabível após trânsito em julgado?

A ação rescisória é um recurso legal para anular uma decisão judicial final em casos de vícios graves, como fraude, violação da lei ou erro de fato. É utilizada para corrigir injustiças após o trânsito em julgado da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual ação é cabível depois do trânsito em julgado da ação?

A ação rescisória é uma ação judicial autônoma cujo objetivo é rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Qual o recurso cabível após o trânsito em julgado?

APELAÇÃO. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que pode ser feito depois de transitado em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual petição depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado, arquivem-se.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O QUE É TRÂNSITO EM JULGADO? | O DIREITO E EU

O que vem depois de trânsito em julgado?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

É possível anular uma sentença transitada em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

O que vem depois da certidão trânsito em julgado?

Após o Trânsito em Julgado da Sentença ocorrem alguns efeitos, à saber: A decisão judicial se tornar inalterável, indiscutível e imutável. Com a Certidão de Trânsito em julgado e a formação da Coisa Julgada, o conteúdo da decisão judicial não pode mais ser discutido, tornando-se definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual o prazo para entrar com cumprimento de sentença após o trânsito em julgado?

Com o trânsito em julgado da decisão condenatória, terá o credor idêntico prazo de 05 anos para deflagrar o cumprimento de sentença (art. 523, CPC. Súmula nº 150, STF) (BRASIL, 2015; BRASIL, 1963).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

É possível reverter uma condenação?

– A sentença será anulada por Revisão Criminal, quando o juiz que a proferiu o fizer por força de corrupção, prevaricação ou concussão. Por exemplo, o juiz condena alguém porque recebeu dinheiro de uma outa pessoa interessada na condenação do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rodrigoreisadvogados.com.br

Como corrigir erro material após o trânsito em julgado?

É uníssona a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o erro material não transita em julgado, sendo passível de correção a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, mediante provocação ou mesmo de ofício, sem que daí resulte ofensa à coisa julgada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É definitiva a execução da sentença transitada em julgado?

A execução é definitiva, quando fundada em sentença transitada em julgado ou em título extrajudicial; é provisória, quando a sentença for impugnada mediante recurso recebido só no efeito devolutivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

É admissível a reclamação proposta após o trânsito em julgado da decisão?

Em regra, é admissível a reclamação proposta após o trânsito em julgado da decisão reclamada. A reclamação deverá ser instruída com prova documental e dirigida ao desembargador relator.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

Qual o recurso penal cabível após o trânsito em julgado?

19) Quando decretada medida de segurança depois de transitada em julgado a sentença, cabe agravo em execução (art. 197 da LEP). 20) Quando o juiz impuser ou não medida por transgressão de outra, cabe agravo em execução. 21) Quando mantiver ou substituir a medida de segurança, cabe agravo em execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode alegar prescrição depois do trânsito em julgado?

Ressalta-se, ainda, que se trata de matéria de ordem pública, podendo ser alegada em qualquer fase processual. No entanto, nos termos da jurisprudência do STJ, a prescrição não pode ser alegada depois do trânsito em julgado do título exequendo, com exceção daquela superveniente à sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpc2015.com.br

Como corrigir uma sentença transitada em julgado?

Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que acontece com o processo depois de transitado em julgado?

Uma vez que a sentença transita em julgado, as partes devem cumprir imediatamente com as obrigações que lhes foram impostas, sob pena de sofrerem as consequências legais correspondentes. Vale lembrar que, em alguns casos, a sentença pode ter efeitos retroativos, ou seja, pode valer desde o início do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo demora para receber depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado de uma sentença, geralmente considera-se um prazo de 15 dias para que a decisão se torne efetivamente decisiva. Esse período é contado a partir da data de publicação da sentença. No entanto, a contagem desses 15 dias segue regras específicas, conforme o contexto e a legislação aplicável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

O que diz a Súmula 150 do STF?

SÚMULA 150 -

PRESCREVE A EXECUÇÃO NO MESMO PRAZO DE PRESCRIÇÃO DA AÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

Pode entrar com cumprimento de sentença depois do trânsito em julgado?

O cumprimento de sentença tem como requisito que a sentença esteja transitada em julgado, ou seja, que exista um título executivo judicial e uma obrigação certa, líquida e exigível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justicadigital.com

Como se conta o prazo do trânsito em julgado?

Certificar o trânsito em julgado, em relação ao réu, contando o prazo de 05 (cinco) dias, a partir da última intimação. 7. Certificar o trânsito em julgado, em relação aos defensores público e dativo, sempre após a intimação do réu, contando-se o prazo de 05 (cinco) dias, a partir de sua intimação. 7.1.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

Qual a data do trânsito em julgado?

Em uma linha: só há trânsito em julgado quando não mais couber recurso, ou seja, há trânsito em julgado no dia imediatamente subsequente ao último dia do prazo para o recurso em tese cabível contra a última decisão proferida na causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

Como impugnar sentença transitada em julgado?

O primeiro meio de impugnar a sentença é por meio da Ação Rescisória, a qual se pede desconstituição da sentença transitada em julgado, com um eventual rejulgamento em seguida, da matéria decidida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter coisa julgada?

A coisa julgada poderá ser refutada de duas maneiras. A primeira é por ação rescisória, como já mencionado acima. Portanto, a ação rescisória é um dos recursos cabíveis para tornar menos rígida a coisa julgada, com o objetivo de desfazer decisões viciosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br