O aspartame, adoçante artificial que está na composição da Coca-Cola Zero, está sendo avaliado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), para saber seus riscos para a saúde humana.
Pelas redes sociais não é difícil se deparar com inúmeras declarações de amor pela Coca-Cola zero açúcar. Os fãs se entusiasmam principalmente pelo fato dessa versão não ter calorias, já que é composta por um adoçante sintético chamado aspartame.
Mito: Embora os refrigerantes zero sejam geralmente considerados uma opção mais saudável em comparação com os refrigerantes tradicionais devido à redução de açúcar, eles não são isentos de preocupações em relação à saúde. Eles contêm adoçantes artificiais que podem ter efeitos negativos em algumas pessoas.
A Coca-Cola Sem Açúcar pode ser consumida por diabéticos, uma vez que não contém açúcar. A segurança dos nossos ingredientes é muito importante para nós. Como os adoçantes são ingredientes essenciais em algumas de nossas bebidas, estamos interessados em todos os estudos sobre elas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que o aspartame é um aditivo alimentar com as funções de edulcorante (“substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento”) e de realçador de sabor (“substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento”).
A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Wyden, Bárbara Soares de Assis, explica que a diferença principal entre os refrigerantes tradicionais e os zero está na presença de açúcar. “Os refrigerantes 'zero' utilizam adoçantes artificiais para oferecer o sabor doce.
Coca Cola zero (zero açúcar, zero calorias) e Coca Cola zero zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína) são adequados para diabéticos. Ambos os produtos contêm edulcorantes em sua composição em substituição ao açúcar.
Beber refrigerante zero está associado a vários problemas de saúde, como: Risco de câncer: o adoçante aspartame, comumente encontrado na bebida, está sendo avaliado pela OMS como potencialmente cancerígeno. Doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Qual a diferença entre a coca zero e a coca sem açúcar?
Açúcar e calorias: A Coca-Cola Zero é uma opção sem açúcar e sem calorias, pois usa adoçantes artificiais para obter um sabor doce. Por outro lado, a Coca-Cola Tradicional contém açúcar e calorias provenientes desse açúcar.
Os limites seguros atuais são fixados em 40 mg por kg de peso corporal por dia. Um adulto de 70kg, por exemplo, precisaria consumir 14 latas de um refrigerante diet ou zero que contém 200mg de aspartame para exceder esse limite.
O que é mais saudável, coca zero ou suco de laranja?
Se você quer apenas ser uma pessoa saudável, consumir produtos saudáveis, mais natural, o suco de laranja suco natural de frutas é uma excelente opção para você. quantidade de sódio que tem em uma coca zero por exemplo. Então uma é saudável e a outra é indiferente.
O aspartame é usado em produtos como a Coca-Cola Zero e em chicletes da marca Mars. Conforme a Reuters, a decisão foi tomada depois de uma reunião de especialistas externos. O grupo é responsável por avaliar se uma substância representa potencial perigo com base em todas as evidências publicadas.
Um novo nome – Coca‑Cola Zero Açúcar – para comunicar mais claramente que a bebida não contém açúcar. Um novo visual: uma embalagem nova que reflete a nossa estratégia global de marca única e que inclui na versão sem açúcar o apelo icónico da marca Coca‑Cola e do disco vermelho. É mais semelhante à Coca‑Cola Original.
Esses adoçantes podem proporcionar uma sensação de doçura mais intensa em comparação ao açúcar comum usado na Coca-Cola normal. Além disso, a ausência de açúcar também pode fazer com que outros sabores da bebida se destaquem mais, contribuindo para essa percepção de maior doçura.
Se falarmos do seu valor nutricional, não há nenhuma diferença entre a Coca‑Cola light sem açúcar e a Coca‑Cola zero açúcar. Ambas são bebidas praticamente sem calorias - tanto a Coca‑Cola zero açúcar como a Coca‑Cola light sem açúcar não fornecem calorias.
O brasileiro Guaraná Antarctica apresenta a menor quantidade dentre os produtos analisados, 36g de açúcares, mas também ultrapassa bastante os 25g, o que equivale a 144% dos valores indicados pela OMS.
Nesse sentido, o refrigerante zero ou diet não entra como alternativa saudável para o dia a dia. No entanto, como essas bebidas possuem nenhuma ou quase nenhuma caloria, do ponto de vista estético e de emagrecimento, elas realmente são uma melhor opção do que o refrigerante comum, sempre sem exageros.
A ingestão média semanal de coca cola® (382,9 ml) foi maior do que a de coca cola zero® (224.7ml). A glicemia (mg/dl) dos grupos tratados com coca cola® (100,6±6,8) ou com coca cola zero® (101,7±8,6) foi menor em comparação com o grupo controle (110,8± 9,5) ao final do experimento.
SÃO PAULO — Refrigerantes zero e outros produtos com adoçantes artificiais podem prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar e até mesmo processar certos medicamentos.
Cervejas zero álcool podem ser uma opção para diabéticos, pois geralmente contém menos carboidratos e calorias em comparação com as cervejas tradicionais.