CURIOSIDADES Lontras dormem de mãos dadas? As lontras do mar (Enhydra lutris) realmente podem descansar juntas por uma questão de segurança, evitando que algumas se percam enquanto dormem flutuando. Tayeme Piva é por isso que quando esta comigo você dorme tanto ?
Assim, cavalo dorme em pé por instinto de sobrevivência desde essa época, o que é fundamental para a continuidade da espécie. Hoje em dia, com exceção dos cavalos selvagens, esse poderoso animal não precisa mais dessa adaptação, mas, por herança genética, não se deita para dormir na maior parte do sono.
Qual é o animal que dorme de dia e acorda de noite?
Um coala ameaçado em um santuário de vida selvagem. Apesar do bicho-preguiça ter a fama de dorminhoco, há animais que o superam. Os coalas (Phascolarctos cinereus), por exemplo, dormem entre 18 e 22 horas diárias, segundo a Australian Koala Foundation (AKF).
Os elefantes dormem cerca de 4 horas por dia. Eles podem fazer isso de pé por até duas horas, mas precisam se deitar durante o estágio do sonho, quando seus músculos ficam relaxados demais para que fiquem em pé.
Algumas espécies de aves, os golfinhos e os crocodilos possuem o chamado sono unihemisférico, que permite que um dos hemisférios cerebrais permaneça ativo enquanto o outro descansa.
De acordo com a revista Super Interessante, o animal que não bebe água é o rato-canguru. Esse é um roedor de, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento que vive no Vale da Morte, na Califórnia (EUA).
Quem conhece os morcegos sabe que o hábito de dormir de ponta-cabeça é comum a quase todas as espécies. Mas você sabia que existem morcegos que, diferentemente dos outros, dormem de cabeça para cima? Eles compõem a família Myzopodidae e vivem em Madagascar.
A primeira e mais comum é o gato dormindo enrolado. É uma posição bem comum para cachorros também. As explicações podem ser diversas, a começar pelo frio. Nos dias em que a temperatura cai, é comum que os animais fiquem encolhidos, buscando conforto e se aquecendo com o próprio corpo.
No topo da lista está o coala, um marsupial nativo da Austrália, que pode dormir até 22 horas por dia. Essa necessidade de sono prolongado é atribuída à sua dieta de folhas de eucalipto, que são baixas em nutrientes e exigem muita energia para serem digeridas.
E como seus pés se estendem até a metade de suas pernas, aquilo que é seu calcanhar parece um joelho que dobra para trás. Tudo isso para dizer que sim, os pinguins têm joelhos. Eles ficam escondidos dentro do corpo para facilitar sua natação.
Diferentemente de humanos ou dos demais animais vertebrados, insetos como os grilos possuem os ouvidos localizados nas patas dianteiras, na altura do joelho.
O Joelho: Também conhecido como a articulação tibiofemoral, é uma articulação sinovial formada entre três ossos: o fêmur, tíbia e patela. Dois processos convexos arredondados (conhecidos como côndilos) na extremidade distal do fêmur encontram dois côncavos arredondados na extremidade proximal da tíbia.
Girafa. A girafa também é um animal que menos dorme. Passa apenas duas horas por dia dormindo; em curtos períodos durante o dia. Em geral, dormem em pé e por sete minutos, mas às vezes deitam para um sono profundo; porém breve.
O nome da ave em latim é 'Apus apus', o que significa 'sem pés'. Essa definição indica uma das principais características do andorinhão-preto: a sua impressionante capacidade de permanecer voando. Ou seja, ela come, bebe e dorme enquanto voa.
Criança ou adulto, ninguém nunca presenciou um peixe piscando ou até mesmo de olhos fechados. É isso aí! Os peixes vivem a vida toda de olhos bem abertos. Isso acontece porque, em geral, não possuem pálpebras.
"Eles dormem, mas não da forma como a gente, mamíferos terrestres, faz. Eles abaixam o metabolismo, mas não têm pálpebras. Então eles não fecham o olho e não descansam da forma como nós descansamos. Eles ficam em alerta, embora estejam de repouso", explica.
Sim. Especialistas concordam que, como a maioria dos animais, elas dividem seu tempo entre atividade e descanso – quando a ação metabólica diminui. Mas isso não seria bem o que chamamos de sono. “Há registros de formigas vistas 'deitadas de lado', que, quando instigadas, retomaram a posição normal.
Um coala pode dormir de 18 a 22 horas por dia, de acordo com a Fundação Koala Australiana (AKF, na sigla em inglês), entidade não-governamental sem fins lucrativos que atua na conservação de coalas selvagens e de seu habitat.