Diferentes dos tatus, a maioria dos pangolins vive em árvores. São noturnos como os tatus e se alimentam, como estes, de pequenos insetos (formigas e cupins) e frutas. Para capturar insetos usa sua língua longa, idêntica a do tamanduá.
Como já ressaltado, esses animais se alimentam de cupins e formigas, que localizam graças ao seu olfato apurado. Estima-se que um pangolim adulto coma, em média, 70 milhões de insetos anualmente.
PANGOLIM – VILÃO OU VÍTIMA? CONHEÇA O ANIMAL MAIS TRAFICADO DO MUNDO!
Onde o pangolim mora?
Existem oito espécies de pangolins nativas da África e da Ásia. Eles vivem em uma variedade de habitats, incluindo florestas, arbustos densos, áreas desmatadas e cultivadas e pastagens de savana. O maior pangolim é o pangolim gigante terrestre, que pode pesar cerca de 33 quilos e medir 180 centímetros.
A venda de suas escamas para uso na medicina tradicional chinesa e de sua carne como iguaria fizeram do pangolim o mamífero não humano mais traficado do mundo. A sobrevivência dessa criatura extraordinária está tão ameaçada que, em 2016, o comércio internacional de pangolins foi proibido.
Diferentes dos tatus, a maioria dos pangolins vive em árvores. São noturnos como os tatus e se alimentam, como estes, de pequenos insetos (formigas e cupins) e frutas. Para capturar insetos usa sua língua longa, idêntica a do tamanduá.
Existem 21 espécies de tatus, e são apenas encontradas no continente americano. As mais conhecidas no Brasil são o tatu-peba, tatu-galinha e tatu-bola. Eles possuem em comum o fato de terem o corpo coberto de escamas e o dorso por uma carapaça.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
Os gliptodontes vagaram pela América do Sul por milhões de anos até a Era do Gelo. Eles tinham uma cauda espinhosa – e muitos chegavam a ter o tamanho de um carro.
“A carne do tatu pode ser contaminada com outros microrganismos, não só os fungos, porque o tatu pode ficar doente com a coccidioidomicose e com a paracoccidioidomicose — que é um outro fungo -, mas também pode ser infectado por Trypanosoma cruzi, o agente da doença de Chagas, e tem sido relatado o bacilo da lepra — a ...
Oniscidea é uma subordem da ordem Isopoda que agrupa as espécies de isópodes terrestres conhecidos pelos nomes comuns de bichos-de-conta,tatus-bolinhas, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas, tatuzinhos-de-jardim, camarões-terrestres ou porcas-saras, os membros da subordem Oniscidea da ordem Isopoda.
Ainda de acordo com a especialista, estes pequenos crustáceos costumam aparecer em lugares com muita umidade e ao abrigo da luz do sol. “Seus espaços preferidos são debaixo de pedras, troncos ou de vasos de plantas. Além disso, eles costumam surgir em grupo.
O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode chegar a 1,5m de comprimento e pesar até 60 kg, sendo que, aparentemente, os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas.
Dasipodídeos, popularmente conhecidos como tatu ou, por vezes, também chamados pelo hispanismo armadillo (que em espanhol significa “armadinho”), são uma família de mamíferos da ordem Cingulata.
Pode-se distinguir facilmente os tatus das famílias Dasypodidae pela presença de escudos dérmicos, estruturas visualmente semelhantes a escamas que formam uma espécie de carapaça, que cobre a parte dorsal do corpo (parte das costas), cabeça e cauda.
Dentro dela existem oito gêneros de tatu e 21 espécies. No Brasil, de acordo com o pesquisador Danilo Kluyber, do Projeto Tatu-canastra, pelo menos dez são conhecidas.
QUEM SOMOS? Nós somos a Paca Tatu. Nós apresentamos espetáculos teatrais em escolas para crianças, adolescentes e grupos de professores. Abordamos temas de cultura de paz, bullying, as consequências do uso das redes sociais, educação de valores, ecologia, entre outros...
A pegada dianteira marca três dedos alongados e voltados para frente, e um quarto dedo posicionado na lateral e nem sempre visível. A pegada traseira marca três dedos paralelos e unidos, sendo o do meio o maior deles. O comprimento pode variar entre 4 e 4,5 cm e a largura entre 2,5 e 3 cm.
Esses animais destacam-se por seu padrão de pelagem que lembra o da onça-pintada, possuindo pelos amarelados com manchas escuras. Nas jaguatiricas, no entanto, a manchas negras tendem a formar rosetas abertas e que se juntam e formam bandas nas laterais do corpo.
De acordo com o Pnuma, o pangolim é o animal mais traficado do mundo. Seu nível de comercialização é tão alto que, em 2019, um total de 10 toneladas de escamas de pangolim foram apreendidas na cidade chinesa de Wenzhou, na província de Zhejiang.
Entre 2016 e 2019, mais da metade das escamas de pangolins apreendidas eram provenientes da Nigéria. Os pangolins servem, há muito tempo, como alimento e remédio da medicina tradicional chinesa para populações na África e na Ásia.
Há oito espécies diferentes de pangolim: pangolim chinês, pangolim malaio, pangolim do cabo, pangolim filipino, pangolim-da-barriga-branca, pangolim indiano, pangolim-gigante-terrestre e o pangolim da barriga preta.