Como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais (raposas, formigas, lagartos, falcões, abutres, gaivotas, fragatas, polvos, peixes, orcas, focas, crocodilos, onças entre outros) e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova.
Ao nascerem, os filhotes se tornam vulneráveis à predação por caranguejos, aves marinhas e uma grande variedade de espécies de peixes marinhos. Quando juvenis, são predadas principalmente por tubarões, mas também por outros peixes predadores de grande porte como os meros.
No ambiente marinho, cerca de 80% dos lixos encontrados são plásticos, como garrafas PET, embalagens, armadilhas e petrechos de pesca, entre outros. No processo de decomposição, esses materiais podem até ser fragmentados, mas não biodegradados (processo que demora centenas a milhares de anos nos oceanos).
As tartarugas marinhas que fazem parte desse grupo se alimentam conforme a espécie, a idade e o habitat. No cardápio de preferências delas, não pode faltar quatro comidinhas básicas: algas, crustáceos, plantas aquáticas e peixes. Ainda fazem parte dessa lista os cnidários (águas-vivas), as esponjas e os moluscos.
Como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais (raposas, formigas, lagartos, falcões, abutres, gaivotas, fragatas, polvos, peixes, orcas, focas, crocodilos, onças entre outros) e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova.
Quais são as principais ameaças para as tartarugas marinhas?
No mar, a captura incidental na pesca, a poluição em suas variadas formas (principalmente resíduos sólidos e químicos) e as mudanças climáticas podem afetar as tartarugas marinhas ao longo de todo seu ciclo de vida, sendo que essa ultima ameaça, também causa impacto em terra nas áreas de desova desses animais.
Infelizmente, todas as sete espécies estão ameaçadas de extinção e isso se deve, principalmente, à caça intensiva, que busca pela carapaça, carne e gordura. Mesmo com leis de proteção e a caça sendo controlada, cerca de 40 mil tartarugas são mortas anualmente. Outra grande ameaça é o lixo.
Os equipamentos de pesca deixados ao abandono são um dos principais factores responsáveis por numerosas mortes de tartarugas marinhas, incluindo a C. caretta. Em certos casos, também podem afogar-se quando ficam presas nas redes de arraste.
Shredder, traduzido em português como Destruidor, ou Oroku Saki é um personagem fictício e o principal antagonista da banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles e em toda a media relacionada.
Ovos, recém-nascidos e jabutis jovens são alimentos para muitos predadores, mas as principais ameaças para adultos são onças-pintadas e humanos. A densidade populacional varia de local comum a muito escassa devido em parte à destruição do habitat e a cobrança excessiva de alimentos e o comércio de animais de estimação.
Tartarugas, cágados e jabutis são quelônios que fazem parte da classe dos répteis e podem viver mais de um século! As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos.
São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.
Isso porque os filhotes de crocodilos são frequentemente comidos por caranguejos, peixes e répteis - como cobras, lagartos e outros crocodilos. No caso de crocodilos maiores, eles às vezes são atacados por grandes felinos, tubarões e cobras grandes, como anacondas.
A mordida de tartaruga é perigosa porque é capaz de quebrar ossos e arrancar a pele. Com o alto peso que possuem, a força de suas mordidinhas não seria fraca, não é mesmo? Além disso, a tartaruga marinha pode transmitir doenças como a salmonela, pois carregam essa bactéria.
Você pode ajudar na preservação das tartarugas marinhas respeitando a época de desova, coletando o lixo de forma consciente, denunciando a pesca ilegal e colaborando com projetos de conservação da biodiversidade.
Porque as tartarugas seguem para o mar assim que nascem?
Para chegar ao mar, as tartarugas procuram e seguem a luz da lua, que reflete no mar. A ideia de acompanhar os filhotes veio da própria ONG EcoAssociados, que surgiu em 1998 a partir de um grupo de estudantes de Biologia que sentiram a necessidade de monitoramento em prol da conservação das tartarugas marinhas.
A poluição por resíduos sólidos (lixo), especialmente fragmentos de material plástico, é uma grande ameaça especialmente para juvenis da tartaruga verde (Chelonia mydas), que equivocadamente se alimentam destes resíduos, causando sérios problemas como obstrução de sistema digestivo, lesões internas e infecções ...
A pesca incidental das tartarugas e a poluição dos oceanos são dois dos principais problemas enfrentados, entre muitos, não só por estes, mas por todos os animais marinhos, por conta das ações humanas. Além disso, as tartarugas ainda têm que enfrentar muitos predadores e doenças naturais até atingirem a idade adulta.
O CDC informou que tartarugas de estimação de qualquer tamanho podem carregar germes de Salmonella em suas fezes, mesmo que pareçam saudáveis e limpas. Esses germes podem se espalhar facilmente para seus corpos, água do tanque e qualquer coisa na área onde vivem e vagam.
É importante ressaltar que todas as espécies de tartarugas marinhas continuam sendo ameaçadas por atividades humanas como a poluição do mar, a captura incidental pela pesca, e a degradação e ocupação de áreas de desova, dentre outras.
No Brasil, até a década de 80, era o comum nas comunidades litorâneas matar tartarugas marinhas para consumo da carne além da coleta de ovos para comer ou vender como tira-gosto em bares praieiros; as fêmeas adultas que subiam as praias para desovar foram sempre as mais caçadas para esta finalidade por serem lentas em ...
Na natureza, esses animais se alimentam de muitas frutas, folhas verdes e legumes, ingerindo apenas uma pequena quantidade de proteínas encontradas em insetos ou mesmo em restos de presas deixadas por predadores. Parece uma dieta simples de replicar de maneira natural.