O que o orixá Nanã come?
A comida de Nanã varia de acordo com as nações e também de casa para casa de orixá. Uma mistura que ela adora é feijão-fradinho cozido, milho branco cozido e feijão-preto cozido refogados com dendê e temperados com cebolas raladas, acrescidos de camarão seco triturado.O que a Nanã gosta?
Para agradar à senhora da sabedoria, deve-se ofertá-la: arroz, pipoca, feijão, inhame, sarapatel e milho branco. Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão.Qual orixá come coelho?
É o Guerreiro, Orixá do ferro e da forja. Ogum gosta de feijoada, por isso recebeu como reverência da chef Bel Coelho em seu cardápio um acarajé de feijão preto com paio, costela, laranja fresca e couve crua. O grande caçador, provedor do alimento. Costuma ser lembrado com carnes de caça.Qual entidade gosta de gato?
Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu.TUDO SOBRE A ORIXA NANÃ
O que Exu não come?
Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco.Qual o lado negativo de Nanã?
Nanã no jogo de búzios e seus atributos:Já no lado negativo, ele fala de perdas e perturbações de Égun. Quando esse Odù cai no jogo, ele indica Ẹbọ (ebó) urgentíssimo. Nanã gosta de taioba temperada com cebola e dendê. Ela é a mãe de Omolu e Oxumarê, por isso seu assentamento fica ao lado deles.
Qual é a flor de Nanã Buruquê?
FLOR DE NANÃ (Melastomatácea belúcia)Sou flor mimosa que brota sobre o calo. Sou possibilidade de transmutação para mágoas profundas ou traumatismos da alma e do corpo. Trago conformação, alento da vida.
Qual o número de Nanã?
Inclusive, em algumas linhas do Candomblé, ela não tem filhos homens.” No sincretismo, a orixá é associada com Sant'Ana, a avó de Jesus Cristo e é celebrada em 26 de julho. Ainda de acordo com Leonardo Almeida, a cor correspondente à divindade é o lilás e o número é o 13.Qual o dia da semana de Nanã?
Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais. Costuma ser celebrada no sábado ou na segunda-feira em algumas casas e, durante o ano, o seu dia é 26 de julho.Como Nanã se manifesta?
Como é uma divindade associada aos primórdios da criação, quando se manifesta em seus filhos, dança com movimentos lentos e dignos. Os emblemas, objetos rituais, cantigas, saudações e mitos que constituem seu culto também destacam os três elementos aos quais Nanã está associada: água, lama e morte.O que Nanã faz na vida das pessoas?
Ligada ao princípio e ao fim da existência, Nanã é costumeiramente reverenciada com cânticos que rogam pela extensão da vida e o adiamento da morte. Em alguns rituais, Nanã é evocada pelas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar.Qual é a fruta de Nanã?
Outros nomes populares: Naná; ananás; abacaxi-do-mato; gravatá; ananás-de cerca-vermelho.Qual é o dia de Nanã?
Enquanto Nanã representa a sabedoria ancestral africana, Sant'Ana traz a herança cristã europeia. Desse modo, as figuras simbolizam a união de tradições. Assim, reforçando a importância do diálogo entre culturas e da valorização da diversidade. O dia de comemoração de ambas são em 26 de Julho.Qual é a bebida de Nanã?
Principais oferendas: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel. Bebida: Vinho.Qual é o animal de Nanã?
Nanã Buruquê: coruja – símbolo da inteligência e sabedoria.Qual é o banho de Nanã?
Banho com 7 ervas ligadas à energia da sabedoria e tranquilidade e proteção de Nanã. Com um super mix de ervas como: Alfazema, Alfavaca, Erva de bicho, Poejo, Cana do Brejo, Camomila, e Manjericão. O cheirinho fica maravilhoso na defumação também.O que oferecer a Nanã?
- um alguidar pequeno, ou um prato de barro, ou de porcelana branco. - um punhado generoso de terra de jardim. - um pedaço de papel sem pauta, para escrever o nome.Qual é a cor da guia de Nanã?
Guia de Proteção para Nanã, Protetora de EscorpiãoContas nas cores: azul-escuro, lilás, roxo e branco. Se possível, faça a guia em uma terça-feira e deixe-a mergulhada em um copo com água e sal por 24 horas.