Para esses testes, que incluem pH, pCO2, pO2 e alguns eletrólitos, uma amostra de sangue anticoagulada é essencial (a não ser que o teste seja realizado nos dois primeiros minutos depois da coleta). A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria.
Quais são os anticoagulantes usados na rotina laboratorial?
Heparina, EDTA e o Citrato de Sódio são os principais exemplos de anticoagulantes “in vitro”. Os anticoagulante são usados quanto temos necessidade de obter sangue total ou plasma. Não existe um anticoagulante ideal para todos os exames laboratoriais.
Em geral, é usado sangue arterial. O corpo normal mantém uma faixa estreita de pH entre 7,35 e 7,45, nem ácida demais (acidose), nem alcalina (ou básica) demais (alcalose). Avaliação do estado ácido-básico, da oxigenação e ventilação do paciente. Repouso por 20 minutos em pacientes ambulatoriais antes da coleta.
A gasometria é um exame que tem o objetivo de medir (metria) os gases (gaso) do sangue. Ele mede a acidemia (pH), a pressão de dióxido de carbono (pCO2), a pressão de oxigênio (pO2), a saturação de oxihemoglobina (SO2) e a concentração de bicarbonato (HCO3) do sangue.
A gasometria arterial é um exame de sangue que é coletado a partir de uma artéria. O principal objetivo desse procedimento é avaliar os gases presentes no sangue, como o oxigênio e gás carbônico. Importante lembrar que se o objetivo for apenas medir o pH, é possível fazer a gasometria venosa.
Os anticoagulantes mais comumente indicados pelo médico são a heparina, varfarina e rivaroxabana, que devem ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, já que o seu uso incorreto, pode levar à ocorrência de hemorragias graves.
O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.
Para esses testes, que incluem pH, pCO2, pO2 e alguns eletrólitos, uma amostra de sangue anticoagulada é essencial (a não ser que o teste seja realizado nos dois primeiros minutos depois da coleta). A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria.
A gasometria arterial é feita a partir da coleta de amostra de sangue proveniente da artéria do braço ou da perna. Esse tipo de coleta é bastante doloroso, já que se trata de uma coleta mais invasiva.
Qual tipo de anticoagulante é utilizado para análise dos parâmetros da coagulação?
O citrato de sódio tem a função de inibir a cascata de coagulação do sangue por interagir com os íons cálcio presentes na amostra formando um quelato, que é a associação do cálcio com cadeias orgânicas do anticoagulante bloqueando a atividade deste íon na cascata de coagulação.
“A Gasometria Arterial se refere à dosagem dos parâmetros no sangue arterial e a Venosa faz referência à determinação destes mesmos parâmetros no sangue venoso”, salienta Bárbara.
Os parâmetros avaliados na gasometria arterial geralmente incluem pH, pressão parcial de O2 (PaO2), pressão parcial de CO2 (PaCO2), concentração de íon bicabornato (HCO3-), excesso de base (BE) e saturação periférica de O2 (SatO2).
O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente. Com a quelação do cálcio pelo EDTA a ativação é interrompida.
Alguns estudos revelaram que o aditivo K2 aumenta levemente o VCM dos glóbulos vermelhos em concentrações mais altas, enquanto o aditivo K3 não tem influência no VCM. Efeito no hematócrito: por outro lado, o EDTA K3 exerce influência no hematócrito, ou seja, a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue.
Qual a diferença entre o EDTA e o citrato de sódio?
O citrato de sódio pode ser recomendado como anticoagulante de escolha para colheita de sangue de gatos, oferecendo vantagens sobre o EDTA por diminuir a ocorrência de pseudotrombocitopenia e pseudoleucocitose, principalmente quando não há disponibilidade imediata para realização dos exames hematológicos.
Um novo estudo internacional, liderado por um cientista brasileiro, mostrou que um anticoagulante comum, o apixabana, leva a uma redução 37% maior de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou coágulos sanguíneos do que a aspirina entre pacientes em risco devido a um tipo específico de arritmia cardíaca.
Medicamento inédito amplia opções para redução de risco de AVC e tratamento de tromboembolismo venoso. A Anvisa aprovou o registro do medicamento Lixiana (edoxabana), na forma farmacêutica comprimidos revestidos de 15 mg, 30 mg e 60 mg.
Olá, o Xarelto e o Clexane são medicamentos com efeitos similares para anticoagulação, nas devidas doses e números de tomadas/aplicações. Sendo assim você pode substituir um pelo outro.
A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue.
O HCO3 atua no sistema fisiológico auxiliando no transporte de oxigênio pelo organismo, a regulação desse componente no sangue ocorre através dos rins. O bicarbonato atua no sistema tampão buscando a neutralização do sangue em um aspecto mais básico.
Dependendo do tipo de via pela qual se extraia a amostra podemos encontrar gasometrias venosas, nas quais se obtém o sangue de uma veia; ou gasometrias arteriais, nas quais se recolhe o sangue de uma artéria, geralmente do pulso radial.