"Calorzão" ou "calorão"? A resposta é simples: a forma correta é "calorão". O sufixo "ão" é o aumentativo regular da palavra "calor", e é o que está presente nos dicionários.
Embora seja muito comum no uso coloquial da língua, “calorzão” não consta nos dicionários. De acordo com o Michaelis, a grafia correta dessa palavra é “calorão”, sem o Z. Outra opção seria “calorama” (mas, honestamente, quem é que fala isso?). “Calorão” é obviamente um aumentativo da palavra “calor”.
O aumentativo de sol é solão, que representa o substantivo masculino sol. Um exemplo de aplicação em frase é "nossa, hoje estava um solão na praia, né?".
Qual o grau aumentativo da palavra flor? A palavra flor pode ter os aumentativos florzona ou florona, resultantes da junção dos sufixos -zona ou -ona. Em geral, os sufixos aumentativos, como já foi referido na resposta à dúvida aumentativo de balão e de bala, produzem formas relativamente informais.
Copo: Copázio (aumentativo e pejorativo) e copinho (diminutivo). Barca: barcaça (aumentativo) e barquinha (diminutivo). Resma é um colectivo, que exprime o conjunto de vinte mãos de papel ou de quinhentas folhas.
🎬 Existem apenas dois aumentativos para a palavra ''calor'', são eles: ''canícula'' e ''calorão''. Portanto, apesar de ser utilizado pelos falantes, o termo "calorzão" não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O calor pode ser transferido entre diferentes sistemas termodinâmicos por meio dos processos de condução, convecção e radiação. Além disso, de acordo com a Lei Zero da termodinâmica, o calor só pode fluir de maneira espontânea entre corpos que apresentem alguma diferença de temperatura.