São muitos os animais que gostam de se alimentar de escorpiões, como a lacraia, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, suricatos, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos e algumas espécies de formigas.
São predados naturalmente por animais maiores, como aves, cobras, aranhas, etc. No Brasil, as duas espécies mais comuns em acidente são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião preto (Tityus bahiensis).
Escorpiões são notoriamente difíceis de matar. Esses aracnídeos venenosos estão acostumados a viver sob condições extremas, portanto, o uso de inseticidas não dá conta do recado. A forma mais segura de matar escorpiões é perfurando seu exoesqueleto com um objeto pontiagudo.
Além disso, há plantas que contribuem para afastar escorpiões, como a lavanda, alfazema, cânfora, hortelã e alecrim. No Distrito Federal, o tipo amarelo é o mais comum. O animal também pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Entre os seus predadores estão camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, corujas, seriemas, galinhas, algumas aranhas, formigas, lacraias e os próprios escorpiões.
Plantar mudas ou espalhar pó, sais ou óleos dessas plantas pode funcionar como ótimo remédio caseiro para afastar escorpião. Se for possível, coloque difusores com óleo de citronela também na região onde há entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.
Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos. Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los. “O escorpião é um bicho que não ataca.
Pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) registraram um acontecimento biológico inédito, em que formigas da espécie Pheidole radoszkowskii roubaram a presa do escorpião Bothriurus asper – uma espécie bem maior que elas.
SBP Aerossol Ultra Barreira Ativa para insetos rasteiros. SBP Ultra Insetos Rasteiros protege sua casa contra insetos de forma eficiente por mais tempo¹. Age rapidamente² nas baratas, formiga doceira, escorpião e aranha, oferecendo proteção rápida e duradoura por até 12 semanas¹.
A alimentação destes répteis consiste basicamente em frutas, vegetais, ovos, além de alguns insetos e aracnídeos como os escorpiões contribuindo, assim, para o controle de algumas pragas agrícolas e urbanas.
A galinha d'Angola é nativa da África e o escorpião é um dos alimentos preferidos dela. Em Sorocaba (SP), elas já estão caçando os aracnídeos em pelo menos cinco condomínios. Em um dos residenciais, elas até se reproduziram. As 15 galinhas que ficam em um condomínio já conseguiram afastar os escorpiões do local.
Plantar alfazema e lavanda no jardim ou em vasos pela propriedade reforça o combate aos peçonhentos, uma vez que estas plantas atuam como repelentes naturais de escorpiões. Elimine focos de acúmulo de água, pois escorpiões entram em casas em busca de água.
Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
A secretaria da Saúde de Santo Anastácio, alerta que o mês de agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, fendas de parede ou atrás de móveis.
De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo.
O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.
O nativo deste signo gosta ou não gosta, quer ou não quer, dificilmente ficará no meio termo. E por isso não suporta a superficialidade, principalmente nas relações.
Como os escorpianos são conhecidos por dar tudo de si para os outros, eles não conseguem lidar quando o sentimento não é recíproco. Ser ignorado, excluído ou deixado de lado sem nenhuma razão aparente e sem nenhum cuidado com seus sentimentos assusta Escorpião.
Eles proliferam em ambientes como sob pedras, frestas, barrancos, cascas de árvores, paredes e muros mal rebocados, pilhas de madeira, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, entre outros.