→ Tundra. O bioma Tundra localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo encontrado no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica.
Savana: está presente nas proximidades da faixa tropical do globo, em regiões dos continentes América, África, Ásia e Oceania. O clima desse bioma é tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas. A vegetação da Savana é espaçada e caracterizada pela presença de arbustos e gramíneas.
A Caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil. Corresponde a 11% do território nacional – área que abrange cerca de 27 milhões de pessoas nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.
Em todo seu território, o Brasil possui seis biomas: Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Caatinga. A Amazônia é o maior de todos os biomas brasileiros. No bioma Amazônia está a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do mundo.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Sim, estamos falando da Caatinga. Esse bioma é caracterizado pela vegetação de mesmo nome e cobre uma área de 844.453 km², ou seja, aproximadamente 10% do território nacional. Você encontra a Caatinga em todos os estados da região Nordeste do Brasil, além do norte do estado de Minas Gerais.
Exemplos dos animais da caatinga são a jaguatirica, a arara-vermelha, a ararinha-azul, a preguiça-comum, o jaguarundi, o bem-te-vi, o carcará, a arara-azul-de-lear, o tiziu, o periquito-de-bochecha-parda, e vários outros.
Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. É marcada pela ocorrência do clima Semiárido, quente e seco, e também por espécies endêmicas altamente adaptadas à seca. As características da vegetação da Caatinga são explicadas pela alta adaptação das espécies locais ao clima Semiárido.
A Taiga é um bioma de clima Subártico que está situado no Hemisfério Norte, entre a floresta temperada e a Tundra. Seu clima é caracterizado pelos invernos bastante frios, com temperaturas abaixo de zero, e verões amenos. Dispõe de solos de coloração clara, rasos e pobres em nutrientes.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e encontra-se em uma região bastante seca. O bioma Caatinga representa cerca de 9,9% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 844.453 km2. É também conhecido como savana estépica do semiárido, segundo o IBGE.
Temo deserto na California, Tundra no Alasca, Floresta de Coníferas em praticamente em todo o norte, Florestas temperadas em quase todo o país, pradarias no sul e centro-oeste, pântanos na Flórida e vegetação tropical no Havaí.
O termo deserto designa um bioma de vegetação rarefeita ou inexistente, o que se deve às condições edafoclimáticas (referente ao solo e ao clima) encontradas nessas áreas. As plantas do deserto são geralmente espécies de pequeno e médio porte adaptadas aos longos períodos de seca e a variações bruscas de temperatura.
Os indígenas, povos originários da região, a chamavam assim porque, na estação seca, a maioria das plantas perde suas folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí vem o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” traduzido do tupi.
Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), animal símbolo do Cerrado, mostra os dentes e a língua enquanto passeia grama alta e flores silvestres. Quando se pensa em animais do Cerrado, certamente, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é lembrado.