Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel com apenas 12 anos de idade. * Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele e ofereceu dar-lhe o que quisesse, mas o jovem pediu apenas sabedoria para governar seu povo.
Para quem não está familiarizado com a narrativa cristã, vale a lembrança: Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel aos 12 anos. Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo.
O rei Salomão é considerado o “grande rei sábio”: pediu a Sabedoria e reinou com a Sabedoria. Já no capítulo 8 do livro bíblico da “Sabedoria”, Salomão afirma a sua conduta em relação a Sabedoria de Deus: “Eu amei a Sabedoria, busquei-a desde a juventude e a pretendi como esposa, apaixonado pela sua beleza” (8,2).
Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu.
Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito.
Salomão pediu sabedoria e Deus lhe concedeu muito mais | Pastor Paulo Seabra
Quem foi que pediu sabedoria a Jesus?
Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel com apenas 12 anos de idade. * Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele e ofereceu dar-lhe o que quisesse, mas o jovem pediu apenas sabedoria para governar seu povo.
Quem foi o homem que teve mais sabedoria na Bíblia?
Fascinado com tamanha humildade, Deus o transformou no homem mais rico, sábio e vitorioso de todos os tempos. Neste livro, Steven K. Scott apresenta valiosos princípios de vida extraídos da história de Salomão, relatada no Livro dos Provérbios.
Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, sacrificou a Deus, e a deidade mais tarde lhe apareceu num sonho, perguntando-lhe o queria dele.
Salomão poderia ter pedido tantas coisas como riquezas, bens, glórias, vitórias e, no entanto, Salomão vendo o reino imenso que ele teria que governar, teria que reinar, ele pede sabedoria e o entendimento para melhor governar esse reino.
5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
A oração de Salomão agradou tanto ao coração de Deus, porque ele não pediu riquezas, tronos, bens materiais e casamento, e sim, pediu a sabedoria para fazer escolhas e discernimentos.
O Senhor honra Salomão perante todo o Israel — O Senhor aparece a ele — Salomão escolhe e recebe sabedoria — Seu reino é abençoado com esplendor e riquezas.
ELIAS pediu a MORTE porque percebeu que NÃO COMPENSAVA ser profeta numa geração que quebrava ALIANÇAS, derrubava ALTARES e matava PROFETAS (1Rs 19:4-10). Os dois eram PROFETAS DE DEUS. Ambos pediram a MORTE, mas Deus tratou de forma DIFERENTE cada pedido.
A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida. Com a Sabedoria o SENHOR Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.
5Salomão prestou culto a Astarté, deusa dos sidónios, e a Milcom, ídolo repugnante dos amonitas. 6Desagradou com isso ao Senhor, porque não lhe obedeceu inteiramente, como David, seu pai.
O SENHOR se agradou com o pedido de Salomão. Por isso Deus respondeu: “Já que você pediu sabedoria para governar o meu povo, e não uma vida longa ou riquezas para si, ou a morte dos seus inimigos, mas entendimento para discernir o que é justo, vou dar o que você me pediu!
Porém Jesus Cristo é o Deus onisciente encarnado, Aquele que deu sabedoria a Salomão. Ele esteve no meio de vocês e solicitou perguntas suas, insistindo em que Lhe abrissem o coração. Ele até morreu por vocês. Mas vocês fecharam a Ele os seus olhos, e cerraram os ouvidos à Sua verdade.
Embora a Bíblia seja citada a todo instante, a sabedoria contida nela é pouco conhecida pela maioria das pessoas. Consciente da riqueza de conselhos que ela encerra, Steven K. Scott apresenta neste livro valiosos princípios de vida retirados da história de Salomão.
Sócrates e Jesus, o Sábio e o Messias, a luz para um era o saber, o conhecimento, para o outro foi a fé e a salvação da alma. Um gerou academias e liceus, o outro mosteiros e seminários. Educadores da humanidade.
Salomão. Retrato do Rei Salomão em um monastério russo. A Bíblia afirma que o Rei Salomão tinha uma fortuna que humilhava o patrimônio de toda e qualquer pessoa que viveu antes dele, o que o tornava o homem mais rico do mundo.
Quem foi o homem mais forte do mundo segundo a Bíblia?
Dizia-se que Sansão era tão forte que ele poderia erguer duas montanhas e esfregá-las como dois torrões de terra, mas sua força sobre-humana, como a de Golias, causou aflição ao seu possuidor. Na licenciosidade, ele é comparado a Amnon e Zimri, que foram punidos por seus pecados.