CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. OBJETIVOS: (EIO2/03EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS.
Qual o campo de experiência que trabalha a musicalização na educação infantil?
A musicalização infantil desenvolve também outros importantes aspectos da formação global das crianças tais como a atenção, concentração, coordenação motora, percepção auditiva, raciocínio, sensibilidade, expressividade e respeito a si e ao grupo.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular: A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio da cultura.
Quais atividades trabalhar em cada Campo de Experiências na Educação Infantil 2023
Qual é o código da BNCC para música?
A habilidade EI03TS03 consiste em: Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
O que a BNCC diz sobre a musicalização na educação infantil?
Além das pesquisas indicarem os benefícios da musicalização na educação infantil, a prática também aparece nas recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela está inserida no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas”, o qual deve ser trabalhado com crianças de 0 até 5 anos e 11 meses.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Segundo esse critério, o código EI02TS01 refere-se ao primeiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo de experiências Traços, sons, cores e formas para as crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. (EI01TS01). Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
Qual a metodologia de trabalhar música na educação infantil?
Para isso, a música na Educação Infantil pode ser trabalhada com gestos. Uma boa dica é usar a música “Roda, Roda, Roda – Pé, Pé, Pé” para essa finalidade. Ao fazer isso, o docente também estará ensinando o ritmo para os pequenos. Assim o trabalho de musicalização infantil se torna mais completo.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
O que trabalhar em musicalização na educação infantil e nos anos iniciais?
como atividades que estimulam o reconhecimento e a sensibilidade a sons e ritmos, colocando a criança, inclusive, como cocriadora de conhecimentos sobre esse tema. Assim, o grande objetivo da musicalização na educação infantil é estimular as habilidades sociais, emocionais, físicas e psicológicas de maneira lúdica.
Um dos principais benefícios da música na educação básica é que ela ajuda a trabalhar a linguagem, tanto durante a alfabetização quanto no desenvolvimento das habilidades de comunicação. Isso porque ela auxilia no aprendizado de palavras e expressões, no exercício de interpretação de texto e na melhora da dicção.
Como trabalhar música na educação infantil plano de aula?
ORGANIZAR UM AMBIENTE TRANQUILO, ONDE A CRIANÇA POSSA OUVIR E CANTAR A MÚSICA COM ATENÇÃO. CANTAR A MÚSICA, COM A CRIANÇA, FAZENDO GESTOS (CONFORME A MÚSICA) E INCENTIVAR QUE ELA CANTE E ACOMPANHE FAZENDO OS GESTOS TAMBÉM. CANTEM, DANCEM, REALIZEM GESTOS E MOVIMENTOS ALEGRES JUNTO COM A CRIANÇA.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). Atividade Proposta: Trabalhar o conceito de em cima e embaixo.
A habilidade EI02ET08 consiste em: Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
A musicalização na Educação Infantil aparece nas recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inserida no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas”, o qual deve ser trabalhado com crianças de 0 até 5 anos e 11 meses.
A Caixa Musical está diretamente relacionada com o campo de experiência “Artes Visuais e Música” da BNCC (EI03TS01), promovendo a exploração e a produção de sons, ritmos e músicas pelas crianças.
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (EI01EOO3) Interagir com as mesmas crianças da mesma faixa etárias e adultas ao explorar espaços, materiais objetos, brinquedos.