Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
Na Bíblia, Sodoma, uma cidade perto do Mar Morto, foi destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. No livro de Gênesis é relatado que a cidade e seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados.
Quais as cidades que foram destruídas pela ira de Deus?
Sodoma e Gomorra (em hebraico: סְדוֹם; romaniz.: Sodom; em hebraico: עֲמוֹרָה; romaniz.: Amorah) são, de acordo com a Bíblia, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e/ou enxofre caídos do céu.
No primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, temos a famosa lenda da destruição de Sodoma e Gomorra. Como Deus destruiu essas cidades por meio de fogo que desceu do céu, mas poupou Ló e sua família, parentes de Abraão (personagem de quem descenderão os judeus).
Portanto, eu, o Deus de Israel, juro pela minha vida que os países de Moabe e Amom vão ser destruídos como foram as cidades de Sodoma e Gomorra. As terras deles serão um deserto para sempre; ficarão cobertas de espinheiros, e haverá poços de sal por toda parte.
Sodoma e Gomorra: A VERDADEIRA HISTÓRIA de Ló e Abraão (Histórias Bíblicas Explicadas)
Qual foi a cidade q Deus destruiu?
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
Porque Gaza será desamparada, e Asquelom, assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom, desarraigada. Ai dos habitantes da borda do mar, do povo dos quereteus! A palavra do SENHOR será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus, e eu vos farei destruir, até que não haja morador.
Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto. Essa hipótese está dando o que falar. Um dia qualquer, 3,6 mil anos atrás, um asteroide se dirigia à Terra a 61 mil quilômetros por hora.
O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC). Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém...
Há muito tempo os intérpretes cristãos têm considerado o texto de Gn 19 comouma referência ao pecado da homossexualidade. Essa interpretação surgiu um contraponto na proposta revisionista de que o pecado de Sodoma e Gomorra consistiu numa falta de hospitalidade.
As quatro cidades, mencionadas na Bíblia, que foram destruídas por causa da ira de Deus foram Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. A Bíblia, comumente chamada de Bíblia Sagrada, trata-se de textos religiosos considerados sagrados para o cristianismo e, é considerada para os cristãos a palavra de Deus aos seus filhos.
Três dos evangelistas conservam o nome aramaico do lugar onde Jesus foi crucificado, isto é, Gólgota (nome hebraico do sítio onde Cristo foi crucificado), e acrescentam a interpretação – “Lugar da Caveira” (Mateus 27:33; Marcos 15:22; João 19:17).
29Todavia, no dia em que Ló abandonou Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. 30E, acontecerá exatamente assim, no Dia em que o Filho do homem for revelado. … Yahweh, o próprio Deus, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
Sodoma e Gomorra estavam localizadas no vale de Sidim, próximo ao mar Morto, no Oriente Médio. Após o retorno de Abrão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram grandes pecadores contra Deus.
Segundo as evidências, essa pode ser a cidade de Sodoma, citada no Antigo Testamento. Gomorra, localidade próxima, também teria sumido diante da mesma catástrofe.
Portanto, não é propriamente o milagre que converte, mas a fé. Tiro e Sidônia foram duas cidades do Antigo Testamento que caíram por falta de fé, por não acreditarem nas palavras dos profetas. Por isso a advertência de Jesus, quando disse: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Deus estava disposto a perdoar até mesmo com somente 10 justos, mas não os encontraram, e Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo. No caso vivido pelo Brasil hoje, não é que não existem 10 justos no país.
Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.
O Hamas quer um estado muçulmano. O Hamas, em árabe, significa “Movimento de Resistência Islâmica”. Esse grupo, no seu estatuto, não aceita a presença de judeus e israelenses na região. Eles defendem a aniquilação deles para a criação do Estado Palestino.
Embora a retirada tenha sido vista, a princípio, como uma vitória da resistência palestina contra a ocupação israelense, alguns analistas consideram a desocupação da Faixa de Gaza como um movimento estratégico de Israel, visando manter o controle da Cisjordânia e evitar que eventuais ataques aéreos israelenses a Gaza — ...