A comunidade rural pertence ao município de Beruri, "sumiu do mapa" depois de ser afetada pelo deslizamento, que foi causado pelo fenômeno "terras caídas", que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado.
Eles são os três moradores do município de Roca Sales, no Vale do Taquari, a 142 km de Porto Alegre, que não foram encontrados após temporais e enchentes atingirem a região.
Cidade gaúcha teve 5 bairros que sumiram do mapa, onde não há luz nem água. Cidade no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, teve cinco bairros que sumiram do mapa, onde não há luz, água nem internet.
Na cidade de Estrela, cinco bairros sumiram do mapa. Foram dizimados. Não há luz, água nem internet há uma semana. Depois que a água do Rio Taquari abaixou, as famílias encontraram um cenário de terra arrasada.
El Dorado, é uma lenda, que foi ouvida pela primeira vez, pelos exploradores espanhóis na América do Sul por volta de 1500. El Dorado, a lendária cidade do ouro, levou muitos conquistadores europeus a procurar por toda a América do Sul riquezas como esta em forma de homem. Fotografia de Carl Court.
A pequena cidade de Muçum, no Rio Grande de Sul, uma das mais afetadas pelas chuvas recordes que atingiram o estado após a passagem de um ciclone, foi completamente destruída pelas águas e precisará ser reconstruída.
Da população total de 39.556 habitantes de Eldorado do Sul, cerca de 32 mil tiveram que sair às pressas, como numa guerra, e 100% da área urbana da cidade foi atingida pela água, sem exceção, além de boa parte da área rural.
Qual cidade do Rio Grande do Sul não foi atingida?
A prefeitura de Imbé, no litoral gaúcho, decretou estado de calamidade pública, apesar de o município não ter sido afetado diretamente pela tragédia no Rio Grande do Sul.
As enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 referem-se às inundações que ocorrem no estado brasileiro do Rio Grande do Sul entre o final de abril e início de maio de 2024.
Detalhes. Edlaine Garcia conhece Itaqueri da Serra (SP), cidade que corre o risco de desaparecer, mas carrega consigo histórias repletas de curiosidades.
Conhecida como a “Atlântida grega”, Helike ficou afundada e desapareceu após ser atingida por um tsunami no século IV a.C. O sítio arqueológico subaquático oferece vislumbres fascinantes de uma cidade que desapareceu sob as águas.
Com cerca de 40 mil habitantes, o município de Eldorado do Sul está entre os mais afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, 98% da cidade foi inundada pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba, fazendo com que todos os habitantes precisassem evacuar a região.
A cidade de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, está entre os muitos afetados pelas enchentes que atingiram o estado desde o início de maio. Imagens captadas por drone mostram a destruição no que, até então, era o bairro Passo de Estrela, localizado próximo ao leito do Rio Taquari.
Trata-se de Buriticupu, cidade localizada a 417 km da capital do Maranhão, São Luís. A cidade fica no centro-oeste do Maranhão, numa área de 2.445 km² que vem sendo devastada pelos desmoronamentos.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou 177 óbitos em razão da catástrofe ambiental que assola o estado desde o final de abril. Há 37 pessoas desaparecidas.
Cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba, registraram inundações. Autoridades e voluntários trabalham, com barcos e motoaquáticas para ajudar pessoas isoladas, que esperaram por resgate em cima de imóveis e de viadutos.
Desta vez, contudo, ocorreu no estado a enchente mais forte de toda a história, que ele atribui, em parte, à mudança climática causada pelo excesso de gás carbônico na atmosfera.
André da Rocha mantém sua posição como o município de menor população no Rio Grande do Sul. Embora tenha registrado 1.216 habitantes em 2010, houve uma queda de 6,7% em sua população em 2022, chegando ao número atual de 1.135 habitantes.
A cidade de Ratanabá seria um Império, fundado pela civilização Muril, supostamente a primeira civilização da Terra que a habitou cerca de 600 milhões de anos atrás. Esses povos seriam responsáveis por construírem o caminho de Peabiru que ligaria a cidade perdida.
A lenda do Eldorado, que se fundava na crença de uma cidade repleta de ouro, cujo príncipe tinha também o corpo dourado, foi ouvida pelos primeiros conquistadores espanhóis que se fixaram, no século XV e XVI, nas costas da atual Colômbia e Venezuela, então chamada Terra Firme ou Terra Santa.