"Neste momento, há um cometa muito bonito a atravessar o céu noturno. Trata-se do cometa 12P/Pons-Brooks", disse Gianluca Masi, diretor do Projeto Telescópio Virtual. "Este cometa é o chamado cometa periódico.
1. Grande cometa de 1680. Um dos mais brilhantes cometas do século 17 foi descoberto pelo astrônomo alemão Gottfried Kirch em 14 de novembro de 1680. Os relatos da época contam que ele era visível mesmo à luz do dia, principalmente por ter uma cauda bem longa.
Isso porque, durante a noite, será possível observar a passagem do cometa 13P/Olbers, que só pode ser visto da Terra a cada 69 anos — tempo de sua órbita.
Descoberto no início do ano passado, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) pode ser o mais brilhante dos últimos 15 anos. Um cometa descoberto no início de 2023, denominado C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), chamou a atenção de observatórios astronômicos e está previsto que ilumine o céu ainda em 2024.
Cientistas calculam que o núcleo do C/2014 UN271, também conhecido como cometa Bernardinelli-Bernstein, tenha mais de 136 quilômetros de diâmetro. Um cometa gelado com um núcleo de cerca de 136 quilômetros de diâmetro foi confirmado por astrônomos chineses e norte-americanos utilizando o Telescópio Espacial Hubble.
O astrônomo Filipe Monteiro conta que não há nenhuma maldição ou motivo para temer. O que explica o nome é a aparência do cometa. O Cometa do Diabo tem um diâmetro de 30 quilômetros, sendo três vezes maior que o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest.
Também conhecido como Cometa do Diabo, o objeto é visto pelos chineses desde os anos 1300, mas foi oficialmente descoberto em 1812, pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons. Ele demora 71 anos para dar uma volta em torno do Sol e, neste ano, atingirá seu periélio, quando está mais próximo do astro.
De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos. Normalmente, os cometas têm cerca de três a cinco km de diâmetro, do tamanho de um vilarejo.
O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido pelo apelido "cometa do diabo", vai se aproximar da Terra em 2024, sem risco de se chocar com nosso planeta durante a visita. O cometa 12P/Pons-Brooks está viajando pelo espaço rumo à aproximação máxima do Sol.
Longo período. Os cometas de longo período têm órbitas altamente excêntricas e períodos que variam de 200 anos a milhares ou mesmo milhões de anos. Uma excentricidade maior que 1 quando perto do periélio não significa necessariamente que um cometa deixará o Sistema Solar.
Descoberto por Heinrich Wilhelm Matthias Olbers (Bremen) em março de 1815, o cometa 13P/Olbers é considerado como um "tipo Halley", um ponto brilhante frequentemente estudado pelos astrônomos, posto que há especulações sobre sua órbita ser acompanhada de uma chuva de meteoros associada em Marte.
Quando se aproximam do Sol, o calor emitido pela estrela faz com que o gelo se transforme em gás. Com isso, forma-se a nuvem que dá ao astro sua cauda. — Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa.
O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
Por que é chamado de "Cometa do Diabo"? O 12P/Pons-Brooks é um cometa tipo Halley, ou seja, de curta duração entre 20 e 200 anos (os de longa duração podem existir por milhares de anos). Foi descoberto a primeira vez, em 1812, pelo francês Jean-Louis Pons.
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. Os descobridores oficiais do meteoro foram os cientistas Jean-Louis Pons e William Robert Brooks. Corpos celestes como esses são formados por gelo, poeira e pequenas pedras, cercados por uma nuvem de gases.
Embora outros cometas - muito mais brilhantes - tenham sido visíveis mais recentemente, o cometa Hale-Bopp foi o vencedor porque foi visível a olho nu durante meses", acrescentou Masi.
A foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (16) traz a beleza do cometa 12P/Pons-Brooks. A imagem foi capturada no domingo (11) e destaca o coma esverdeado do cometa, tão brilhante que já pode ser observado através de pequenos telescópios.
Em breve, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) pode oferecer um verdadeiro espetáculo no céu. Descoberto em fevereiro, o objeto pode ficar tão brilhante quanto Vênus — e, com sorte, vai ser visível nos céus do hemisfério sul. O cometa 12P/Pons-Brooks vai se aproximar da Terra em 2024.
Felizmente, não há nenhum asteroide conhecido que esteja em rota de colisão com nosso planeta nos próximos 100 anos. Mas, caso você queira descobrir o que acontece se um asteroide cair na Terra, pode usar o simulador Asteroid Launcher.