Podemos encontrar o coco selvagem, de nome niu kafa, e o domesticado, intitulado niu vai. Já os coqueiros anões se autopolinizam, por isso, há menos variedades desse tipo de árvore. Como não crescem muito, alcançando no máximo cinco metros de altura, eles são mais utilizados em parques e hortas.
Porém é aí que o coqueiro anão se destaca novamente como a melhor espécie de coqueiro para jardim. Uma vez que ele não atinge uma grande estatura, a queda das folhas causam muito menos impacto do que as folhas dos coqueiros gigantes que podem ultrapassar os 30 metros de altura.
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano. GOVERNO.
A palmeira fênix (Phoenix roebelenii), popularmente conhecida como palmeira-anã, tem como principal característica o crescimento lento. Por esse motivo, é a opção ideal para espaços menores e uso paisagístico. Costuma atingir de 2 a 4 metros e se desenvolve em espaços de sol pleno ou de meia-sombra.
A Areca-bambu é considerada uma das espécies de coqueiro de jardim mais popular. É classificada como uma planta de porte médio – grande, uma vez que sua folhagem pode atingir até 10 metros de altura.
4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim
Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço. O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. ...
Vantagens do coqueiro híbrido em relação ao coqueiro Anão:
Maior produção de água – produz em média 500 ml/fruto, enquanto o Anão 300 ml/fruto. Maior produção de polpa – produz em média 350 a 400 g/fruto, enquanto o Anão nas mesmas condições apresenta em média 200 g.
O coqueiro (Cocos nucifera), é um membro da família Arecaceae (família das palmeiras). É a única espécie classificada no gênero Cocos. ( L.) É uma planta que pode crescer até 30 metros de altura, com folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, com pinas de 60–90 cm.
Escolha o vaso para plantar coqueiro e prepare a terra, misturando-a com areia. Como a raiz do coco é curta, não necessita de um vaso muito profundo, inicialmente. Faça um buraco de uma forma que a parte do broto fique embaixo do solo. Importante deixar o vaso em um local que recebe sempre a luz do sol.
Faça uma adubação química com a formulação 20-10-20, ou ajuste-a de acordo com a análise de solo. Para coqueiros em fase produtiva, utilize cerca de 4 quilos de fertilizante por muda divididos em duas aplicações. Na versão orgânica com esterco, ou outra fonte, use cerca de 20 quilos de adubo por planta.
A palmeira-rápis, o nome popular do coqueiro de vaso Rhapis excelsa é muito indicada para a decoração de ambientes internos devido ao seu tamanho compacto. Podendo atingir até 4 metros de altura, ela é uma planta que pode ser cultivada tanto à meia sombra quanto exposta diretamente ao sol.
Palmeira Anã (Sabal minor): Pequena e robusta, esta palmeira é frequentemente usada em grupos para criar um efeito denso e verde. Palmeira Espadilha (Trithrinax campestris): Resistente e de baixo crescimento, oferece uma textura única com suas folhas rígidas e espinhosas.
Das raízes primárias partem as secundárias, de onde se originam as terciárias e destas desenvolvem-se as radicelas, que medem de 1 a 3 mm de diâmetro e são as principais raízes de absorção do coqueiro.
1. Palmeiras (Arecaceae) Talvez seja essa a planta mais utilizada para decoração do canteiro de muro, principalmente porque além de muito charmosa, tem durabilidade, garante boas sombras e demanda cuidados simples.
Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.
As podas da Palmeira Areca consistem na retirada das folhas secas ou velhas, ou caso você queira que a sua palmeira fique com os caules bem limpos e bem alta você pode ir podando e retirando as novas brotações. Caso queira que ela fique mais arbustiva bem cheia não precisa fazer essa limpeza.
Uma opção é o coqueiro-anão (Cocos nucifera 'Malayan Dwarf'), que possui um porte menor em relação às variedades tradicionais, tornando-o adequado para espaços menores. Sendo assim, ele produz cocos de tamanho médio e tem folhas verdes exuberantes, adicionando um toque tropical ao ambiente.
Os híbridos são obtidos através do cruzamento entre a variedade de coco Anão Verde – que produz maior quantidade de água – e coco Gigante – que tem maior quantidade de polpa.