Azul é a cor mais relaxante Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
Richard. Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.
Os quartos AZUIS foram considerados os melhores para a qualidade do sono, isso porque possuímos receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
O roxo, por exemplo, proporciona menos horas de sono, pois, segundo os cientistas, essa cor tem forte ligação com a criatividade, estimulando o nosso inconsciente.
Quando a luz azul aparece em excesso no dia a dia das pessoas pelo uso de aparelhos eletrônicos, o descanso pode ser afetado. A exposição a esse tipo de luz durante as horas de escuridão pode tornar mais difícil adormecer e até mesmo manter o sono.
Já as cores mais vibrantes, como vermelho e laranja, devem ser evitadas no quarto, pois estão associadas à energia e à agitação. Essas cores podem interferir na qualidade do sono, deixando o ambiente mais agitado e menos propício para o descanso.
Uma dica é não deixar o berço muito perto da janela e muito menos recebendo luz solar direta. Manter o ambiente fresco e escuro ajudará o bebê a dormir por mais tempo e evitará o superaquecimento de seu corpo.
O preto é uma cor forte e muitas vezes associada ao poder e à autoridade. Pode não ser a escolha mais relaxante para um pijama, pois pode não criar um ambiente acolhedor para dormir.
A luz é uma das grandes vilãs da hora de dormir. Essa rivalidade com o sono acontece porque o escuro é o gatilho para nosso corpo produzir a melatonina, o hormônio do sono. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, é um exemplo.
Para isso, é indicado usar tons suaves como azul e violeta, cores associadas à sensação de calma. Elas devem permear o ambiente de dormir por meio de iluminação adequada, como lâmpadas coloridas ou luzes LED ajustáveis.
Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos. A cafeína e o álcool também são substâncias que interferem com a secreção da melatonina.
Como esclarece o estudo da NIOSH, a luz vermelha é a que menos impacto exerce sobre o ciclo circadiano. Isso a torna indicada para dormir, afinal, como já mostramos aqui no blog da Maxflex, um sono de qualidade depende de um ciclo circadiano bem regulado.
A cor branca neutra (3.500K a 4.999K), também ajuda a manter o foco e a produtividade e é perfeita para ambientes de trabalho e estudo. Já a luz branca morna, entre 2.000K e 3.499K, induz o corpo humano a produzir melatonina, hormônio do sono e relaxamento.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) compreende que o branco é uma cor ideal para simbolizar a Saúde Mental, um tema que deve ter destaque durante todo o ano, afinal, se ela é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível, abraça todas as outras cores.
Para transmitir essa ideia de proximidade, serenidade e aconchego, é possível fazer uma decoração com cores mais quentes, como com laranja-claro ou rosa-queimado. Outras cores calmas que podem ser utilizadas estão nas paletas neutras, como o branco e cinza, e as frias, como azul, verde e o lilás.
Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia.
Brilho das telas. Os pesquisadores também sugerem que versões de cores com ciano podem ser usadas em telas de computador se o objetivo é manter as pessoas acordadas - por exemplo, quando elas têm que trabalhar ou precisam permanecer alertas durante a noite.
Qual é a cor indicada para tratar problemas de insônia?
Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.