O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança, limpeza, espiritualidade e harmonia. A cor transmite seriedade e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como o poder e a segurança.
Grandes empresas de tecnologia como PayPal, Dell, IBM e Intel utilizam o azul em suas interfaces de usuário. Repleto de calma, inteligência e equilíbrio, o azul também é uma excelente escolha quando o assunto é acessibilidade.
Resumo rápido das sensações que cada uma causa. Azul: conhecimento, profissionalismo, qualidade, calma e confiança. Verde: saúde, natureza, crescimento e fartura e aventura. Amarelo: energia, riqueza, jovialidade, calor e atenção.
Da mesma forma que o roxo, o preto transmite um sentimento de mistério, além de estar associado ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória afetiva. No entanto, ao contrário do rosa, o preto é considerado uma cor mais voltada ao público masculino e impessoal.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
"Classificada como uma cor quente, esta simboliza encorajamento, atração, tolerância e prosperidade. Expressa comunicação e confiança." - Interpretação da cor Laranja.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Tem como característica a capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas.
O preto é considerado a mais poderosa das cores. É o tom do moderno e do contemporâneo, muitas vezes associado a ambientes sóbrios e masculinos. Remete à força, elegância, luxo e sofisticação. É também uma cor extremamente versátil, por conta da sua neutralidade.
Azul claro ou celeste: é visto como um símbolo de serenidade, proteção, calma, paz e confiança. Representa a amizade e simpatia. Azul marinho: é associado às ideias de compromisso, elegância e poder econômico. Azul escuro: é associado aos conceitos de verdade, estabilidade e seriedade.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude. O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
Com base no livro “A psicologia das cores” da autora Eva Heller, encontramos a informação de que são muitos tons de amarelo existentes, mas todos variam desta cor primária que representa a vivência e simbolismo do sol e da luz.