Nesse sentido, é importante ressaltar que os ossos estalando com frequência também podem ser um sinal de alerta. Em alguns casos eles podem indicar que o paciente está com artrose e, por isso, é necessário realizar acompanhamento médico e o tratamento adequado.
Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.
A osteoartrite consiste no desgaste da cartilagem, o que põe em risco ossos e articulações. Nesse sentido, estalidos e crepitações podem ser interpretados com maior preocupação, como se fossem indícios do problema.
Quando os estalos aparecem com freqüência, pode ser da artrose. “Com o passar do tempo, as articulações vão se desgastando e fazem sons causados pela perda da cartilagem lisa e formação de rugosidades em sua superfície articular”, diz o especialista.
Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos, e o líquido faz seus dedos se dobrarem deslizando um osso sobre o outro. Quando você estala os dedos, a articulação estica muito e os gases existentes ali acabam se soltando do líquido, produzindo o barulho que a gente escuta!
Nesses casos, é importante observar que os estalos podem ser provocados pela perda de cartilagem lisa na articulação. Portanto, o sinal de alerta para agendar uma consulta na Ortocentro e verificar se suas articulações estalando são normais ou um sinal de algo mais grave é se o estalo é acompanhado pela dor.
“Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou. Segundo o médico, nesses casos, uma boa alternativa é optar por aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular.
A fibromialgia é caracterizada por sono inadequado, fadiga, névoa mental, dor e rigidez generalizada nos tecidos moles, incluindo músculos, tendões e ligamentos. Sono inadequado, estresse, distensões, lesões e, possivelmente, certas características da personalidade podem aumentar o risco da fibromialgia.
Para isso, recomenda-se o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e/ou condroprotetores), fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular.
Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.
procure um profissional que seja quiropraxista ou osteopata . Eles são os mais indicados . A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Quem trabalha com ajustes "estalar as articulações" são os osteopatas e ou quiropraxistas.
Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos. Tente manter a posição por cerca de 30 segundos e repita o exercício de três a cinco vezes por dia. Alongar diretamente após um banho quente ou à aplicação de calor úmido é recomendado. Isso deixará a musculatura mais maleável.
Manter uma boa postura ao sentar, ficar em pé e realizar atividades diárias pode ajudar a distribuir uniformemente o peso e reduzir a pressão sobre as articulações. Evitar movimentos repetitivos excessivos: Se envolver em movimentos repetitivos excessivos pode aumentar o desgaste nas articulações.
Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves.
Estalar as costas em si não é necessariamente perigoso para a maioria das pessoas, desde que seja feito de forma suave e natural. O som de estalos nas articulações das costas, geralmente, ocorre devido à liberação de gases e não é prejudicial.
Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca mais?
O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.
Qual doença pode ser confundida com artrite reumatoide?
“O lúpus e a artrite reumatoide são doenças reumáticas e autoimunes. Mas são doenças distintas, embora ambas não sejam transmissíveis, apresentem um fator genético bem expressivo e há sintomas que se apresentam nas duas situações.
Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
Os ruídos articulares (crepitação) descrevem um som de estalido, estalos ou cliques em uma articulação. Ruídos articulares, como rangidos e estalos, são comuns em muitas pessoas sem distúrbios articulares, mas podem ocorrer com problemas articulares específicos.
Ossos e articulações podem ranger, causando um certo barulho? Essa é uma pergunta que geralmente pacientes fazem aos ortopedistas. De fato, isso acontece sim, em qualquer faixa etária, porém esses “barulhos” tornam-se mais comuns à medida que envelhecemos.
Com o passar dos anos, é comum que algumas pessoas apresentem doenças ligadas ao enfraquecimento dos ossos, como a osteoporose. Mas você sabia que a vitamina D é o principal agente com poder de combater os problemas ósseos dentro de nosso corpo?
1 - Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular.
Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes) ².