O que é narcolepsia? A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
Quando a pessoa está dormindo muito, o que pode ser?
O sono excessivo também pode indicar que a pessoa sofre de apneia do sono, anemia e outras doenças. É preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade em dormir demais e consultar o médico a fim de tratar ou prevenir doenças.
Demorou mais de uma década, mas ela conseguiu descobrir o problema: narcolepsia. Uma doença rara que é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. A causa é uma alteração no equilíbrio existente entre algumas substâncias químicas do cérebro.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.
Se você marcar menos de 11 pontos, mas já “pescou” ao volante ou cochila regularmente em aula ou reuniões, também é necessário buscar um profissional de saúde do sono. Ambos os casos são sinais de alerta para sonolência diurna.
O que é narcolepsia? A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
No entanto, em alguns tipos de câncer, como a leucemia, pode ocorrer cansaço no início. Alguns tipos de câncer de cólon ou estômago podem causar perda de sangue anormal. Esta é outra forma pela qual o câncer pode causar cansaço.
Estou sentindo muito sono durante o dia. O que pode ser?
Maus hábitos de sono, estresse e condições que perturbam o ritmo interno das pessoas de dormir e acordar (como o trabalho por turnos) causam muitos casos de insônia e sonolência excessiva durante o dia. No entanto, às vezes, a causa é um transtorno, como a apneia obstrutiva do sono ou um problema mental.
É a chamada hipersonia primária. Hipersonias são diferentes distúrbios do sono nos quais uma pessoa dorme mais do que o considerado adequado e pode sentir muita sonolência durante o dia, o que pode causar prejuízos à sua rotina.
Por que isso acontece?" Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.
De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Qual o nome da doença em que a pessoa dorme muito?
Esse quadro é o mais característico da narcolepsia, uma doença neurológica que provoca os chamados ataques de sono – uma sonolência tão, mas tão forte, que é impossível resistir e a pessoa acaba dormindo durante o dia ou atividades em que normalmente estamos engajados e atentos.
Ter sono excessivo mesmo dormindo muito é um sinal do corpo humano para avisar que algo está errado. Ficar cansado por causa da rotina corrida e agitadas é normal, porém, quando esse cenário se transforma e a fadiga vira algo excessivo e constante, é hora de investigar mais a fundo para entender o que está acontecendo.
Os tratamentos hormonais, em especial para tratar o câncer de mama e de próstata, também fazem o paciente sentir muito cansaço no início do tratamento.
O sono excessivo durante o tratamento oncológico é um sintoma separado e deve ser tratado como tal. No caso da fadiga, esta é uma sensação de cansaço que não melhora após uma noite de sono ou uma tarde de descanso, mas ela não é a consequência e nem a causa do excesso de sono durante o dia.
Pois bem, uma pessoa que está anêmica pode sentir mais sono que a maioria, e para evitar esse cenário, é preciso aumentar a quantidade de ferro no organismo. E é aí que chegamos à outra vitamina que dá sono, ou melhor, que a deficiência pode causar problemas para dormir: a vitamina C.
Existem casos em que dormir demais não é um problema. Inclusive, pode ser um sintoma de problemas que não estão relacionados a doenças do sono, tais como, lesões, gripes e resfriados, reação a medicamentos e até mesmo depressão. Nestes casos, o corpo está se recuperando e é comum a letargia e sonolência.
O sono em excesso geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser sinal de doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
A sonolência excessiva e o cansaço extremo, podem ser sintomas de doenças sérias que podem afetar a sua qualidade de vida. Pode estar relacionado com doenças neurológicas (Alzheimer, Parkinson e Depressão), psiquiátricas (esquizofrenia) e/ou aos distúrbios do sono.
Ter muito sono durante o dia pode ser consequência de uma má qualidade do sono, consumo de alimentos ou plantas medicinais com propriedades relaxantes ou uso de alguns medicamentos. No entanto, o sono excessivo pode ser também sinal de depressão, narcolepsia, hipotireoidismo ou apneia do sono.
É importante reforçar que, embora a sonolência excessiva, em si, não seja grave, ela pode associar-se a graves consequências, como acidentes. Em regra, as crises tendem a repetir-se ao longo da vida, com exceção dos casos em que existe uma causa bem identificada e que pode ser removida.