Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos.
Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.
De quem era a casa em Cafarnaum em que Jesus estava?
A Casa de Pedro (ou melhor, Casa da Sogra de Pedro) é uma parada obrigatória na antiga vila de Naum. Não apenas ali teria vivido o apóstolo e primeiro papa da Igreja Católica, mas o próprio Jesus Cristo!
Ao deixar Nazaré onde fora criado e vivera por longos anos, Jesus escolheu como base de sua pregação a cidade de Cafarnaum, às margens do lago da Galiléia. Ele poderia ter-se dirigido a Jerusalém, na Judéia, a Cidade Santa do judaísmo.
Hoje iremos falar da cidade de Cafarnaum que é relatada pelos quatro evangelistas como a cidade em que o Messias decidiu residir durante seu ministério que se iniciou na região da Galiléia, e que é chamada até os dias atuais como a cidade de Jesus, e é conhecida assim por ser o palco de acontecimentos importantes da ...
Cafarnaum (em grego clássico: Kαφαρναουμ; romaniz.: Kapharnaoum; em hebraico: כפר נחום; romaniz.: Kephar Nachûm , literalmente "aldeia" ou "vila de Naum") foi uma vila pesqueira fundada pelo reino asmoneu, localizada na margem norte do Mar da Galileia.
Uma nova pesquisa realizada em Nazaré, Palestina, traz luz à expulsão de Jesus de Nazaré, citada no livro de Lucas. Longe de ter sido uma vingança pessoal, ela teria ocorrido por conta de uma intolerância a novas formas de pensar fortemente enraizadas num conservadorismo judaico por parte dos hebreus.
Cafarnaum está localizada no norte de Israel, na região do mar da Galileia. Fica a 185 km de Jerusalém, a 75 km de Tel Aviv, a 50 km de Nazaré e a 16 km de Tiberíades.
E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje!
No entanto, os pesquisadores que trabalham no sítio desde 2016 acreditam ter descoberto a cidade descrita no Novo Testamento como o lar dos apóstolos Pedro, André e Filipe: Betsaida. De acordo com os Evangelhos, Betsaida era o lar dos primeiros apóstolos, bem como o lugar onde Jesus teria curado um cego.
Na cidade de Cesareia morava um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica. Era piedoso e, junto com todos os da sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus. — Atos 10:1–2.
Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.
Atualmente, é uma região que pertence ao Estado de Israel e integra a maior parte do Distrito Administrativo do Norte do país. A região da Galileia se estendia até o Monte Carmelo a sudoeste; a sudeste até Citópolis; ao nordeste até o Monte Hermon e ao norte até Tiro.
Quais eram as cidades da Galileia no tempo de Jesus?
Suas grandes cidades foram Tiberíades - que foi capital do distrito Qadas, Baysan, Acre, Saffuriya e Kabul. Os fatímidas xiitas conquistaram a região no século X. Uma seita, venerando o califa fatímida al-Hakim, formada da religião drusa, centrado no norte da Galileia.
Lucas 4 apresenta Jesus como um reformador marginal, rejeitado pelos de sua própria cidade, que cabia na diversidade judaica de seu tempo. A estranheza do relato que coloca o Cristo como alguém que foi rejeitado justamente na sua cidade sem lá ter feito seus milagres não precisa ser argumento contra a historicidade.
No Evangelho de Mateus Jesus lança três "ais" contra três cidades (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) por não se haverem arrependido em virtude das grandes operações de milagres ali realizado e diz que haverá menos rigor para os de Sodoma no Dia do Juízo (Mt 11:20-24).
Esta cidade, à beira do Mar da Galileia, era um posto aduaneiro e importante rota comercial entre o Egito no Sul e a Síria no Norte. Depois de rejeitado em Nazaré, Jesus mudou-se para Cafarnaum, onde morou durante os três anos de seu ministério.
Porque Jesus escolheu a cidade de Cafarnaum para morar?
Os relatos dos quatro evangelistas coincidem em colocar Cafarnaum no centro do ministério público de Jesus na Galileia. Além disso, como já vimos, São Mateus especifica que Jesus escolheu esta cidade para residir de modo estável.
Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado. Esta urbe só conheceu algum esplendor no século XI, sob domínio cruzado, quando foi sede episcopal e centro administrativo de parte da Galileia.