Qual o nome da moeda que Jesus tirou da boca do peixe?
Embora houvesse várias cunhagens desta moeda, é muito provável que a stater referida no texto original de Mateus fosse uma stater tyrian ou tetradrachm, pois era a moeda de prata mais comum desse valor.
A moeda, equivalente a quatro dracmas, era exatamente a taxa esperada para duas pessoas. A Bíblia não diz o nome do peixe, mas a tilápia é tradicionalmente chamada de "Saint Peter" por este motivo.
O Leptón (Marcos 12:42; Lucas 12:59; 21:2) O leptón, mencionado no Novo Testamento, era uma moeda judaica de valor quase irrisório, frequentemente associada à oferta da viúva pobre. Sua importância comercial era mínima, valendo 128 vezes menos que um denário utilizado para pagamento diário.
No latim, óbolo de Caronte às vezes chama-se viático, ou "sustento para a jornada"; a colocação da moeda sobre a boca também tem sido explicada como um selo para proteger a alma do morto ou evitar seu retorno.
A MOEDA NA BOCA DO PEIXE | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA
Porque Jesus tirou uma moeda da boca do peixe?
Quando o apóstolo Pedro teve dificuldade para pagar impostos para manutenção do Templo, ele foi atrás de Jesus, que o orientou a ir buscar o dinheiro na boca do peixe que ele fisgasse. Essa orientação de Jesus significa que Ele dava valor ao Templo, à Casa de Deus.
Narrativa bíblica. De acordo com o Evangelho de Mateus, Judas Iscariotes era um discípulo de Jesus. Antes da Última Ceia, Judas se dirigiu aos principais sacerdotes e concordou em entregar Jesus em troca de trinta moedas de prata.
(O óbolo da viúva). As duas moedas (lepta, em grego, singular lepton) eram as moedas menos valiosas que circulavam na Palestina, na época. ESTÁTER (do grego isthmi, istemi, que também significa fixar, instituir): moeda grega de prata, cujo valor equivaleria a quatro denários.
Onde está escrito na Bíblia sobre a moeda na boca do peixe?
Jesus disse-lhe: "Então as crianças estão isentas". No entanto, para não lhes dar um mau exemplo, vá ao mar, lance um anzol, pegue no primeiro peixe que o apanhar, abra-lhe a boca e encontrará uma moeda de prata. Aceita-o e paga-os por mim e por ti" (Mt 17,24-27).
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Quando Jesus e os seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: ― O mestre de vocês não paga o imposto do templo? ― Sim, paga — ele respondeu.
O Stater é uma moeda virtual (criptomoeda) negociada de forma on-line que permite pagamentos através de transações sem intermediários, com um baixo custo e de forma segura. O valor do Stater hoje está em $ 0,000650, convertendo este valor para reais, um Stater vale R$ 0,003673.
o termo 'dracma' designa uma moeda grega que equivale ao denário romano, que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola, e que quando se considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda significativa; a alegria "diante dos anjos de Deus" é a alegria do próprio Deus.
É geralmente aceito que, no fim da República e no início do Principado, o denário correspondia ao salário diário de um trabalhador. Com um denário seria possível comprar cerca de 8 quilos de pão.
Tivemos a curiosidade de transformar 300 denários, que é o valor mencionado na Biblia, ao valor corresponde em REAIS nos dias atuais. Descobrimos que esse valor correspondia a 300 dias de trabalho que equivalem a bagatela de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais)😱
O denário era uma moeda de prata romana, cujo peso estimado era um quarto do siclo do santuário (aproximadamente 4 g). O seu valor representava o salário diário de um trabalhador e foi considerado equivalente à dracma (moeda grega) [2].
Denário era uma moeda de prata, que era o salário de um dia de um operário. A fração de pão para uma pessoa se alimentar por dia custava 1doze avos (1/12) de um denário. Então o cálculo de Felipe estava certo. Os 200 denários dariam para 4.800 porções de pão.