A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.
Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Essa é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença.
Para o tratamento padrão da sífilis latente tardia, da sífilis latente de duração desconhecida ou da sífilis terciária é recomendado: Penicilina G benzatina (Benzetacil), 1 injeção de 2,4 milhões de unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas, aplicada no músculo.
A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.
É possível transmitir sífilis depois do tratamento?
Tratamento de parceiros sexuais
Uma vez que as pessoas com sífilis primária, secundária e até mesmo sífilis latente prematura podem transmitir a infecção a outras, elas devem evitar o contato sexual até que elas ou seus parceiros sexuais tenham terminado o tratamento.
Sífilis. Essa IST é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Sua manifestação, normalmente, começa com uma ferida indolor na região genital, no ânus ou na boca, com início entre 20 e 30 dias após a relação sexual. A lesão pode se curar sozinha em cerca de um mês, dando a impressão de que o problema se foi.
Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR. Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: Tatraciclina.
Principalmente caso não seja notado nenhum sinal de melhora, como a parada da febre, nas primeiras 48 a 72 horas após a sua aplicação, deve-se suspeitar que o antibiótico pode não estar fazendo o efeito esperado.
Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: • Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
O tempo de cura da gonorreia em um tratamento bem-sucedido é de 24 a 48 horas a partir do uso do antibiótico. A cura pode ser verificada ao realizar um exame de urina, sêmen ou de uma amostra coletada da uretra (no homem) ou da vagina (na mulher).
A lesão inicial da sífilis primária manifesta-se como uma pequena elevação na pele nos órgãos genitais, que em poucas horas se transforma em uma úlcera, geralmente não dolorosa.
A clamídia, a gonorreia e a sífilis estão mais fortes do que nunca, em crescente resistência aos antibióticos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) até divulgou um alerta sobre isso. As três são infecções sexualmente transmissíveis causadas por bactérias e geralmente curáveis com antibióticos.
A única maneira de saber com certeza se você tem uma infecção é fazer o teste. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre quando fazer os exames para detectar DSTs. Obviamente, consultar um médico é primordial, mas neste artigo iremos abordar um pouco sobre esse assunto.
O caso da gonorreia é o pior: a OMS afirma que já existem cepas da bacteria N. gonorrhoeae, causadora da doença, que não respondem a nenhum dos medicamentos que existem.
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Em caso de feridas na região da boca, o vírus também pode ser transferido pelo beijo ou pelo toque nas lesões. Os primeiros sintomas da doença são feridas nos órgãos sexuais e ínguas na virilha que começam a surgir entre sete e 20 dias após o sexo desprotegido com uma pessoa infectada.
O HBV está presente no sangue e secreções. Por isso, é uma das DSTs que podem ser detectadas por exame de sangue. Alguns desses exames são realizados para procurar anticorpos, outros podem detectar o próprio vírus ou até mesmo determinar se uma pessoa é imune à hepatite após uma vacinação ou infecção passada.