O Pau-Brasil (Paubrasilia echinata) é uma das árvores mais simbólicas do Brasil, tendo um papel fundamental na nossa história. Sua madeira avermelhada era altamente valorizada no período colonial para a extração de corante, o que levou à sua exploração intensa ao longo dos séculos.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá. Essas três espécies, ameaçadas de extinção, encabeçam a lista das madeiras mais procuradas por outros países, devido à beleza e à qualidade.
O pau-brasil segue ameaçado de extinção. O pau-brasil é uma das espécies na lista das ameaçadas de extinção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Por conta dessa exploração predatória, em conjunto com o desmatamento da Mata Atlântica, o pau-brasil chegou próximo à extinção. Segundo Rocha, no século 20 ele passou a ser considerado extinto, até ser redescoberto por populações nativas em Pernambuco, em 1928.
Quanto tempo leva para a árvore pau-brasil crescer?
Crescimento da planta: VELOCIDADE DE CRESCIMENTO: muito lenta, com IMA de 1,35 m³/ha/ano, em um ciclo de 40 anos pode vir a produzir 54 m³ de madeira por hectare. Aos 10 anos, atingiu a altura média de 4,87 m.
Qual é a árvore mais velha já registrada no Brasil?
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
Tratava-se de pedaços de uma árvore chamada de Aquilaria. Duas malas cheias de caquinhos de Aquilaria. O comentário da reportagem falava que a muamba valia algo em torno 500 mil dólares, pelo que me lembro. Caraca!
Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.
E foi por causa desse "cofre", que surgiu a lenda da árvore das patacas. O que se conta é que o responsável pelo horto real grudou dinheiro na pétala. “Levou isso e abriu na frente do príncipe, Dom Pedro, que era uma criança , e mostrou que tinha prata, que a moeda era a pataca. Então, árvore da pataca”.
Uma planta chamada "Philodendron spiritus sancti", que cresce no nó de troncos de árvores e lança raízes até o solo, apesar de muito rara e exclusivamente do Espírito Santo, vem sendo comercializada e levada para o resto do mundo. O preço? A pechincha de mais de R$ 150 mil.
A planta é protegida por lei e a exploração de sua madeira depende de um planejamento, que evite devastação e seja aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Quais árvores no Brasil são proibidas de serem cortadas?
O Brasil possui espécies florestais protegidas por legislação federal, sendo proibido o seu corte. São elas a Castanheira (Bertholletia excelsa - Decreto 5.975/2006); Seringueira (Hevea spp) (Decreto 5.975/2006) e o Mogno (Swietenia macrophylla King) (Decreto 6.472/2008).
(1997), o pau-brasil está ameaçado de extinção nas restingas do Estado do Rio de Janeiro. Explorado ostensivamente desde o descobrimento do Brasil, quando era encontrado com abundância, já em 1920 o pau-brasil era considerado raro, em conseqüência da devastação da Mata Atlântica.
A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.
Embora o pau-brasil leve o nome do país, é o ipê que é conhecido internacionalmente como a árvore que representa o Brasil. De acordo com o biólogo e ecologista Edson Abrão, a árvore não recebeu um título formal, mas ocupou o lugar de representante do país no senso comum e no meio científico.
A essa altura, o pau-brasil já era uma espécie em extinção, praticamente “varrida” da flora brasileira. Hoje, graças à ações de preservação e conscientização, é possível encontrar pau-brasil em todo o território brasileiro, apesar de ser impossível atingir a quantidade abundante da época da colonização.
Depois de falar sobre a flor mais cara do mundo, hoje falarei um pouco sobre uma das plantas mais caras do Brasil, uma planta nativa do Espírito Santo que chega a custar 150 mil reais, isso mesmo! A Philodendron spiritus sancti.
André Siqueira: O Leite da Moreira vem sendo comercializado como produto fitoterápico natural com a indicação informal de servir para diversas condições como dores articulares, infecções, impotência, entre outros.
O angelim-vermelho, espécie cujo nome científico é Dinizia excelsa, tem 88,5 metros de altura, 9,9 de circunferência, entre 400 e 600 anos e fica no Norte do Pará. A árvore gigante foi identificada pela primeira vez em 2019, por meio de imagens de satélite.