Conversamos com o biólogo Ivan Sazima, do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, e ele disse que, além dos papagaios, existem várias aves que imitam a voz humana. “Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta.
A ave lira é uma ave australiana capaz de emitir sons incríveis e também copiar o canto de outros pássaros. Esse comportamento curioso só é possível devido a uma estrutura especial da sua seringe. A seringe pode ser comparada às nossas cordas vocais.
Os papagaios são provavelmente as aves mais famosas pela capacidade de imitar a fala humana. Eles podem aprender a repetir palavras e frases e conseguem reproduzir vozes humanas com grande precisão.
Mas apenas alguns animais conseguem efetivamente 'falar', reproduzindo uma sequência de fonemas proferida pelos seres humanos. É o caso do estorninho-comum, de psitacídeos australianos, como cacatuas e ringnecks, e dos papagaios e corvos.
Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.
Inclusive, é justamente um periquito-australiano que detém o recorde no Guinness World Records com a incrível proeza de falar 1728 palavras. Nesse sentido, não restam muitas dúvidas de que o periquito-australiano fala, mas ainda é preciso entender outros detalhes relacionados ao poder vocal desse pássaro.
Qual é o animal que mais se assemelha ao ser humano?
É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores). Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano.
“Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel! “Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem.
Sim, urubu pode comer carne humana e diversos registros nos últimos anos comprovam este fato. Como animais que se alimentam de carniça - cadáveres e carcaças - o cheiro de qualquer animal morto pode atraí-los. Assim como acontece com os abutres, que também comem carne humana.
Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.
“Papagaios têm facilidade para imitar a voz humana porque o som que emitem apresenta características comuns à fala humana. A voz das outras aves costuma ser mais assobiada, rápida e aguda”, explica o ornitólogo Jacques Veillard, da Unicamp.
Segundo pesquisas, o periquito é o bichinho de estimação mais escolhido entre as aves domésticas. Isso porque, além de lindo e muito divertido, ele se adapta a diferentes ambientes e é uma ótima companhia. Para quem busca uma ave falante, o periquito é uma excelente opção.
Qual a ave mais dócil? Tanto a calopsita, quanto o periquito, são aves conhecidas por serem dóceis e fáceis de cuidar, tornando-as boas opções para quem busca aves de estimação dóceis.
A harpia é considerada a ave de rapina mais forte do mundo, caracterizando-se pelas suas pernas grossas, dedos fortes, garras grandes e bico cinza escuro com formato de gancho.
Comumente chamada de cobra dormideira, falsa-jararaca, jararaquinha-do-brejo, essa espécie ocorre majoritariamente na Amazônia, em regiões de transição entre Amazônia-Cerrado onde fica o arco do desmatamento colocando essa espécie em risco e na Mata Atlântica.
1. Urutau (Nyctibius griseus) Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite!
É uma das espécies mais conhecidas do gênero Euphonia. Além do colorido do macho, outra característica marcante nessa ave é o canto assobiado, usado para contato entre o grupo e origem dos nomes comuns. Sua voz pode ser facilmente reconhecida: “di-di”, “vi-vi”, “vem-vem” ou “fi-fi” (chamada de ambos os sexos).