Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.
A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)
Sociologia é uma ciência moderna que estuda a sociedade, com base na interação social entre os indivíduos e a colaboração de outras áreas, como a psicologia e a antropologia. A sociologia é feita por meio da investigação científica das estruturas sociais.
A família é a base da sociedade, conforme já se acentuou. Foi base dela e será seu alicerce. Para isso ocorrer, deve-se legitimar a atuação de quem mais influencia e conhece seus membros: os pais.
Cooperação e interdependência: A base da sociedade envolve a cooperação e a interdependência entre os indivíduos. Isso inclui a divisão do trabalho, a troca de recursos e habilidades, a colaboração em projetos e o compartilhamento de responsabilidades.
A família é o princípio básico da sustentação da dignidade humana, sendo formadora de valores morais os quais refletem na sociedade, tais como honestidade, respeito social, dentre inúmeros outros, sendo referência no desenvolvimento de qualquer país.
A coesão de uma sociedade é construída sobre a sua cultura. A interação cultural gera a consciência de pertencimento, isto é, identidade cultural. Essa identidade forma-se pela partilha de crenças, saberes e costumes comuns.
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
As bases são substâncias presentes em nosso dia a dia, pois estão agregadas a produtos de limpeza, alimentos e fármacos. Frutas que apresentam sabor amargo, adstringente, como a banana verde, possuem em sua estrutura uma molécula alcalina, nesse caso é o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).
Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.
A História Moderna registra o surgimento de formas de trabalho e poder diferentes das vigentes na Idade Média, de outras visões de mundo e de crença, além da mudança das relações entre os diferentes grupos sociais. O período foi de transição entre a sociedade feudal e a sociedade capitalista.
A Idade Moderna é o período histórico entre a queda do Império Bizantino, em 1453, até a Revolução Francesa, em 1789. É marcada pela ascensão do pensamento racional, desenvolvimento de novas ideologias e fortalecimento do homem como instrumento de racionalização da humanidade.
A Idade Moderna foi a fase de transição do feudalismo ao capitalismo que se iniciou com o desenvolvimento do comércio por meio do mercantilismo, baseado na abertura de rotas comerciais e no colonialismo, que possibilitou a exploração dos recursos e de seres humanos por parte dos europeus.
A Idade Moderna foi marcada pelo surgimento de uma sociedade dividida por estamentos, que garantia privilégios por nascimento e restringia a possibilidade de mobilidade social. Culturalmente, houve a crescente valorização do racionalismo e o surgimento de religiões protestantes, como o luteranismo e o calvinismo.
Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos. A democratização da escola suscitou novas formas de exclusão, agora endógenas.
A humanidade conheceu várias sociedades: bárbara, feudal, moderna, industrial, pós-industrial e, hoje, asseguram os especialistas, vivemos numa sociedade da informação.
A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.
A Base Social é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir educação e tecnologia para transformar o futuro dos jovens, de suas famílias e das comunidades em que vivem.
Bases são compostos antagônicos aos ácidos, neutralizando-os. Segundo Arrhenius, aumentam a concentração de ânions hidróxido em solução. Apresentam pH maior que 7. Cristais de hidróxido de sódio (NaOH), um de seus usos é na preparação de sabão.
É na família que tudo começa, é a nossa primeira instituição social. Aprendemos valores, princípios, comportamentos, crenças, criamos a nossa identidade e desenvolvemos visão de mundo. É na família que encontramos amor, afeto, acolhida, segurança, aconchego, cuidado.
A Base Familiar pode ser definida como o núcleo central de uma família, composto pelos pais ou responsáveis e seus filhos. É neste ambiente que os indivíduos aprendem valores, normas sociais e comportamentos que irão moldar sua personalidade e influenciar suas interações com o mundo exterior.