O baijiu, a icônica “aguardente” ou cachaça chinesa, é um pilar inegável da cultura milenar do país. Com raízes que mergulham fundo na história, suas múltiplas técnicas de produção foram moldando ao longo do tempo uma cultura única.
Bebida nacional da China, o baijiu é o destilado mais consumido no mundo, de acordo com o IWSR, que acompanha o segmento. Esta semana, o líquido esteve no centro de um debate sobre a regulamentação das transmissões ao vivo no país, a partir da morte de um influenciador num desafio na rede social Douyin.
O baijiu é fermentado a partir de uma levedura natural, o 粬 qū (“fermento”) ou 酒曲 jiǔ qū (“fermento de produto alcoólico”). Como todo fermento natural, o qu é composto de microrganismos vivos que agem sob determinadas condições (umidade, temperatura, elementos presentes no ar etc.).
Baijiu (白酒) é uma categoria de destilado tradicionalmente produzido e consumido na China. É conhecido como uma bebida alcoólica forte e aromática, geralmente destilada a partir de grãos como sorgo, trigo, arroz ou milheto.
O soju é uma bebida alcoólica destilada típica da Coreia, chegando a representar cerca de 97% do consumo de bebidas destiladas no país! Por ser uma bebida destilada, ela lembra bastante outras do tipo, como a vodca, o uísque, o saquê e até mesmo a cachaça.
Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar. É claro que para nós brasileiros, beber água quente neste calor tropical nos faz suar só de pensar.
Em japonês, ela é chamada nihonshu, sendo que "nihon" significa Japão. O vínculo histórico e cultural do saquê com o Japão é tão profundo, que o país está literalmente no nome da bebida.
O Hot Pot, sem dúvida, é uma das comidas mais populares da culinária chinesa e os restaurantes que servem especializados se espalham por todos os cantos do país. O Hot Pot diversifica-se de região para região. A história do Hot Pot remonta, pelo menos, a 1.700 anos atrás.
Liderando a lista como a cerveja mais consumida do mundo está a Snow Beer, produzida na China. Com um mercado de proporções gigantescas, essa cerveja domina a indústria chinesa e supera até mesmo marcas mundialmente conhecidas em termos de volume de vendas.
Bolinho da lua (月饼 yuèbǐng). Esse, sim, um bolo à base farinha de trigo e, talvez por isso, provavelmente o mais famoso dos doces chineses no exterior.
A China conta com dezenas de milhares de pratos típicos, incluindo o frango xadrez, o ovo de mil anos, o pãozinho de cebolinha, o pato a Pequim, arroz frito, o bolo da lua, o biscoito da sorte e as barrinhas de gergelim.
Hoje, a vodka é a bebida destilada mais popular nos Estados Unidos, amplamente consumida por sua versatilidade em coquetéis e drinks variados. Pura, com gelo, aromatizada ou não, a vodka continua a ser a favorita de muitos, destacando-se como uma das bebidas alcoólicas mais consumidas mundialmente.
ª posição entre os que mais consomem álcool. A liderança é da Bielorrússia, onde o consumo anual per capita chega a 17,5 litros, duas vezes o volume brasileiro. Mas as projeções até 2025 mostram que o consumo no Brasil voltará a aumentar, ultrapassando a marca de 10,1 litros por ano por pessoa.
Por sinal, os muçulmanos mais radicais se negam até a mesmo a encostar em garrafas de cerveja e vinho. Alguns países que adotam esse veto às bebidas alcoólicas são Bangladesh, Brunei (foto), Iêmen, Índia, Irã e Qatar, todos na Ásia. Bangladesh é um pequeno país asiático que faz fronteira com Índia e Myanmar.
Os chineses costumam consumir esse alimento cozido, além de ser muito usado no preparo de sobremesas. As autoridades chinesas monitoram de perto a produção dos ovos para garantir os mais altos padrões, visando a proteção do meio ambiente.
Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.
Antes de se deitar. Cerca de meia hora após o jantar, beber água morna, como em chás, ajuda na digestão, a aliviar cólicas e eliminar toxinas. Por conta do calor da bebida, que eleva o fluxo sanguíneo, músculos e articulações ficam hidratados e relaxam, garantindo um sono tranquilo.
Quando pensamos em bebida alcoólica japonesa, provavelmente a primeira que vem à cabeça é o saquê. Mas é o shochu a bebida alcoólica icônica no Japão, encontrada invariavelmente em bares, restaurantes, mercados e lojas de conveniência por todo o arquipélago.
Soio (originalmente escrito "Sonho" e pronunciado Sonyo) era uma província do reino do Congo, que se estendia a sul da foz do rio Congo (ou Zaire). Quando os primeiros portugueses chegaram, em 1482, Soio já era uma entidade administrativa, cujo administrador tinha o título de "Senhor do Soyo" (Muene Soyo).
Bebida alcoólica de origem sul coreana resultante da fermentação de cereais como arroz, trigo e cevada, muito parecida com o Saquê, mas é um destilado. Conhecida popularmente por Soju, apresenta teor alcoólico elevado e sabor suave com notas doces.