Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.
Carnes magras: cortes, preparo e ideias para proteínas mais...
Patinho. Começamos nossa lista com o um corte magro que é rico em proteínas e excelente para quem quer manter uma dieta saudável sem abrir mão de comer bem. ...
No geral, as carnes das aves são as mais magras (se estiverem sem a pele). Os peixes, no entanto, variam: há os que concentram gorduras (salmão, sardinha, anchova e atum), mas aquelas boas para o organismo. Já badejo, corvina, dourado, carpa, pescado, linguado e truta, por exemplo, são as opções menos gordurosas.
O Acém é uma carne relativamente mais em conta e precisa ser cozida corretamente. Músculo: esse corte é conhecido também como braço, lembra um pouco o acém, porém é mais macio e deve ser cozidos com bastante caldo. É um corte magro e rico em colágeno, bastante apreciado por quem faz musculação.
Saborosa e com baixo teor de gordura. É assim que a carne de porco conquista o título de (muito) mais saudável do que a bovina, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ainda que seja o corte menos consumido pelos brasileiros, existem bons motivos para fazer essa troca no dia-a-dia.
Por isso, dar a preferência pela bisteca, filé mignon, pernil e o lombo, são ótimas opções principalmente para o emagrecimento, em processo de déficit calórico.
Dê preferência para as carnes magras, ou seja, cortes com pouca gordura, como o coxão mole, a maminha, o patinho e o filé mignon. Evite ao máximo o consumo de carnes processadas pois elas são ainda mais prejudiciais à saúde por conter aditivos químicos e quantidades exageradas de sódio.
Os cortes mais magros são patinho, maminha, coxão mole, coxão duro, lagarto e filé mignon. Esses são os que você deve priorizar caso esteja buscando opções com menos gordura para o seu cardápio.
Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.
Fraldinha. A fraldinha assim como a maminha é considerada uma carne magra, ideal para quem está fazendo alguma dieta ou se restringindo à gordura. A fraldinha tem fibras longas, com pouca concentração de gordura, sabor suave e fibra macia.
Bebidas vegetais, como bebida de soja, de aveia e de arroz; Gorduras saudáveis com moderação, como azeite, castanha-do-pará, amêndoas e nozes; Leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja; Temperos e condimentos naturais, como alecrim, vinagre, salsa, pimenta do reino e orégano.
É o caso do lombo e perna de porco que podem apresentar um teor de gordura inferior ao da perna de frango com pele. No caso da carne de vaca, as peças mais magras são o lombo e vazia, a alcatra, o acém redondo e o pojadouro.
O que acontece com o corpo quando parar de comer carne?
aumento da saciedade; melhora o trânsito intestinal; diminui marcadores inflamatórios; reduz o risco associado a doenças crônicas não transmissíveis, como: câncer, dislipidemia, hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.
Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras. O consumo diário fornece energia, colaborando para manter o corpo e a mente saudáveis durante todo o dia.
Assim, é possível fazer uma dieta com três a quatro porções de carne por semana, mas buscando não superar os 500 gramas semanais”, explica a especialista.
A carne vermelha é muito rica em calorias, uma porção de 150 g de picanha contém 457 kcal e 40 g de gordura. As costelas de porco e de vaca são consideradas os cortes mais gordurosos da carne. Uma costela de porco de 500 g pode ter até 1340 calorias e 115 g de gordura.
Costela. É o corte mais gorduroso e calórico da lista, por isso deve ser consumido com menos regularidade -uma peça de 100 g assada possui 402 kcal e 30,3 g de gordura.
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
Um dos alimentos mais ricos em proteínas e uma fonte típica de proteína para muitos são os ovos. Um ovo (100 gramas) contém 13 gramas de proteína. Para quem come carne, é fácil incluir proteínas em sua dieta diária e, normalmente, 100 gramas de carne consistem em 26 gramas de proteína.
Estudo afirma que peixes são mais saudáveis do que a carne bovina, suína e frango. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas da Suécia descobriu que alguns peixes fornecem mais proteína do que outros alimentos de origem animal.
Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.