"Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa" (João 15.11). "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4.4).
Muitas vezes, esta carta é chamada de “carta da alegria”, , porque as palavras alegria e regozijo são frequentes (Fl. 1.4,18,26; 2.2,28; 3.1; 4.1,4,10).
FILIPENSES: Panorama e Explicação | Saiba TUDO sobre a carta da ALEGRIA
O que a carta de Paulo aos Filipenses nos ensina?
A despeito de ter sido escrita da prisão, a epístola de Paulo aos filipenses é vista pelos estudiosos como um de seus textos mais alegres. Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta.
Quantas vezes Paulo fala de alegria aos filipenses?
Ele expressou gratidão (ver Filipenses 1:3), esperança (ver Filipenses 1:20) e confiança no Senhor (ver Filipenses 2:19). Ele menciona alegria e regozijo mais de 15 vezes apenas nessa carta.
A Epístola aos Romanos, geralmente referida apenas como Romanos, é o sexto livro do Novo Testamento. Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo.
A Carta aos Filipenses é uma carta autêntica de Paulo e uma das “Cartas do Cativeiro”, durante as prisões de Paulo. Provavelmente foi escrita em Éfeso, durante sua prisão pelo ano 55 a.C. A Carta é o anúncio de Jesus encarnado nas realidades humanas mais sofridas, seguindo o exemplo da Cristo (Fl 2,6-11).
Salmo 32, o verso 11 diz assim: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração”. Alegrar é uma ordem, regozijar é outra e exultar é outra, então, podemos perceber três degraus nesse versículo: “alegrai-vos, regozijai-vos e exultai”.
— Sonhei que a vida era alegria; acordei e descobri que viver é servir; servi e descobri que servir é alegria — escreveu o indiano Rabindranath Tagore (1861–1941), que era poeta, romancista, músico e dramaturgo; alguém de quem se diz que reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do ...
Um dos propósitos de Paulo em escrever essa carta era expressar gratidão pelo carinho e apoio financeiro que os santos em Filipos tinham estendido a ele durante sua segunda viagem missionária e sua prisão em Roma (ver Filipenses 1:3–11; 4:10–19; ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Seu testemunho era plural, testificado por muitos irmãos. João assim afirma que o maior gozo que tinha era de ouvir: QUE OS MEUS FILHOS ANDAM NA VERDADE. Nenhum pastor devia se alegrar mais com outra alegria acima dessa.
Filipenses - a carta da alegria: comentário bíblico é um estudo panorâmico da vida do apóstolo Paulo durante o tempo em que, mesmo na prisão escreveu essa “carta da alegria” para os cristãos filipenses.
Efésios –Plano de Deus para os crentes, importância da família, vida digna e unidade. Filipenses –Carta afetuosa dirigida a alguns amigos, carta centrada em Jesus. Palavra de encorajamento –Alegria em toda e qualquer circunstância. Heresias na igreja de Colossos.
Alegria por sua vez na Septuaginta (Bíblia Versão Grega – Antigo e Novo Testamentos) é agalliaomai, vocábulo que descreve a atitude de “exultar, “regozijar-se grandemente”, “gritar de alegria”. Segundo estas descrições, a alegria é compreendida aqui como a emoção que se apodera do ser humano de maneira integral.
Conteúdo. Esta afetuosa epístola elogia os filipenses por sua fé em Jesus e por seu apoio. O apóstolo Paulo os ajuda a centralizar a vida em Cristo e a estar contentes em todas as situações, ser fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo escreveu uma carta de alegria, dando uma receita de que podemos ser alegres independentemente das circunstâncias que vivenciamos. Vejamos que ele afirma em Filipenses 4.11-13: Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
A palavra chave é ´regozijo. ´ Este escrito de Paulo é como se fosse um ´recibo´ escrito na forma mais linda e poética. Na carta a Filemon Paulo pede um favor; nesta carta ele agradece um favor. Atos 16 tem o registro de como nasceu a Igreja em Filipos.
A igreja em Filipos é provavelmente o melhor exemplo de uma igreja missionária no Novo Testamento. Na carta de Paulo aos filipenses há claras indicações de como essa igreja se uniu ao apóstolo. Começando com a segunda viagem missionária de Paulo por meio de sua prisão em Roma.
Qual o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Cristo estava em Tessalônica! A alegria de Paulo é tão grande, que escreve uma carta, no ano 51 d.C., para valorizar a fé dos tessalonicenses, fazendo uma das maiores ações de graças que encontramos em suas cartas. Ela é a primeira foto do álbum de memórias do cristianismo.