Não foi por falta de argila de outra cor que, além da liberdade, as representações de beleza, inteligência, poder, e tantos outros princípios e qualidades, quase sempre são representados pela cor branca.
A cor verde também é utilizada para retratar a liberdade, o acesso livre. Além disso, o verde é associado à juventude, muito pelas ideias de liberdade e imaturidade que a cor carrega.
A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024. Já a numerologia acredita que esse ano que se avizinha vai ser rosa (leia mais abaixo).
A cor do dinheiro no Ano Novo é o dourado, que é conhecido por atrair a prosperidade — e não apenas por remeter ao ouro, mas também pela sua energia solar. Também servem outras variações de cores quentes que seguem o mesmo princípio, como tons de amarelo e laranja.
Quando a Pantone definiu o Peach Fuzz como a cor do ano, algumas marcas também incluíram o laranja nas cores tendência em 2024. Se o tom de pêssego adocicado confere uma vibe suave a produção, a variação cítrica tem personalidade de sobra para arrematar o look.
Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
Camélias são símbolos da liberdade porque eram cultivadas no Quilombo do Leblon, local que abrigava escravos fugidos e que foi importante ponto de resistência e disseminação dos ideais de liberdade.
2. DE VERMELHO A VERDE. A estátua é feita de cobre e por isso costumava ter uma cor castanho-avermelhada brilhante (como um penny americano). Para surpresa de todos, a estátua mudou a sua cor para pátina verde-azulado ao longo das décadas.
Quando alguém nos pede para dizer uma cor é possível que a primeira que venha à cabeça seja “vermelho”. Isso tem explicação: na psicologia das cores o vermelho é a cor atribuída à vida, paixão e ao poder.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.
Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.
Mas afinal, o que são “Cores Fortes”? São as colorações mais saturadas, com mais pigmento em sua composição: um amarelo mais amarelo, um vermelho vivo ou um laranja intenso. É ao contrário dos tons pastéis, por exemplo, que têm muito branco na composição.
O significado da cor roxa remete a sabedoria, fantasia, mistério, espiritualidade. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.
Amarelo. O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração.
Por exemplo, o azul, na psicologia das cores, gera o sentimento de confiança. No entanto, um projeto de design ou uma campanha mal executada nessa tonalidade, não necessariamente vai fazer com que as pessoas confiem na marca.