Outros indicadores de miomas uterinos são a presença de coágulos no fluxo ou de sangramentos de cor escura (marrom) fora do período menstrual. Os miomas podem causar aumento do volume abdominal e do pélvica.
Um sintoma comum dos miomas é o sangramento uterino anômalo. Isso pode ocorrer na forma de menstruação intensa ou uma menstruação que dura mais do que o normal (mais de oito dias em um ciclo).
“Ele é mais vermelho e tem coágulos. A menstruação aumenta em quantidade e duração e pode se estender por vários dias”, diz Fernandes. Tipos de miomas: Existem os intramurais, que crescem na parede do útero, os subserosos, que crescem para fora do útero, e os submucosos, que se desenvolvem dentro da cavidade uterina.
A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.
O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.
Suspeita-se de mioma quando há o aumento do sangramento no período menstrual. Já na endometriose há o aumento da dor, mas não necessariamente aumento do sangramento. A dor da endometriose aumenta ano após ano e por isso é denominada de dismenorreia progressiva. O diagnóstico diferencial é feito pelo exame clínico.
Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.
Mioma pode fazer a barriga aumentar: “sensação de inchaço”? Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.
Apesar de ser muito raro um mioma levar ao desenvolvimento de câncer com o passar dos anos, é fundamental que a mulher seja acompanhada pelo médico, pois os miomas podem estar associados a complicações como anemia, dores e até mesmo infertilidade.
Outros indicadores de miomas uterinos são a presença de coágulos no fluxo ou de sangramentos de cor escura (marrom) fora do período menstrual. Os miomas podem causar aumento do volume abdominal e do pélvica.
O que é bom para parar sangramento para a pessoa ter um mioma?
O ácido tranexâmico, cuja marca mais conhecida é o transamin, é uma medicação não hormonal e que ajuda na coagulação do sangue. Geralmente, é utilizada em casos de sangramento vaginal aumentado. Pode ser utilizada via oral ou endovenosa, mas normalmente é utilizada somente nos períodos de maior sangramento.
A presença de miomas na cavidade abdominal pode causar a sensação de pressão na parte de baixo do abdômen devido ao tamanho que podem alcançar, podendo causar compressão da bexiga, reto e/ ou nervos da região.
Outro sintoma é o aumento do volume abdominal: "Os miomas podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central se desenvolverem, maior a probabilidade de provocarem sangramento".
Estou com mioma e não paro de sangrar. O que fazer?
Se você acha que pode ter miomas uterinos, acompanhar seu sangramento, dor e quaisquer outros sintomas com o Clue pode fornecer ao seu médico ou médica informações que podem ajudar no diagnóstico e na formação de um plano de tratamento.
Para identificar a presença de miomas, os primeiros sintomas a serem levados em consideração são o sangramento menstrual excessivo, aumento das cólicas menstruais e a sensação de peso em baixo do ventre, que também pode desencadear um aumento de frequência urinária e o aumento do volume abdominal.
Fique de olho: Sangramento vaginal fora da menstruação e/ou sem motivo aparente. Corrimento vaginal alterado, com odor, aspecto e coloração diferente. Dor abdominal ou pélvica constante, sobretudo ao urinar e durante as relações sexuais.
No início, o câncer pode sangrar levemente, porque seus vasos sanguíneos são frágeis. Posteriormente, quando o câncer aumenta de tamanho e invade os tecidos circundantes, pode invadir um vaso sanguíneo próximo e causar hemorragia. O sangramento pode ser leve e indetectável ou detectável somente com testes.
Há casos em que um tipo de câncer, o sarcoma, pode ser confundido com mioma. No entanto, a incidência de mioma é muito comum nas mulheres, enquanto o sarcoma é raro. Miomas geralmente crescem lentamente e tendem a diminuir ou desaparecer após a menopausa.
Os miomas causam fadiga? Mulheres com miomas uterinos podem sentir-se cansadas ou fatigadas ao longo do dia. Isso ocorre porque os sintomas dos miomas, como a dor pélvica, dificultam uma boa noite de sono. A anemia é outra possível causa de fadiga em mulheres com miomas uterinos.