Proclamação da Independência Em 28 de Novembro de 1975 dá-se a Proclamação unilateral da Independência de Timor-Leste pela FRETILIN e pelo primeiro Presidente da República, Xavier do Amaral, assumindo o cargo de Primeiro-Ministro Nicolau Lobato, que viria a ser o primeiro líder da Resistência Armada.
A 30 de agosto de 1999 a população de Timor votou em referendo a favor da independência. O país esteve então sob administração transitória das Nações Unidas. A 20 de maio de 2002 é formalmente proclamada a independência de Timor-Leste na presença dos Chefes de Estado de Portugal e Indonésia.
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 28 de novembro de 1975, ano que se tornou independente. Nesse mesmo ano teve seu território invadido pela Indonésia e o fim dessa ocupação ocorreu em 20 de maio de 2002.
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até à descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste proclamou unilateralmente a sua independência, mas, no final desse ano, foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a sua 27. ª província.
Timor-Leste está subdividido em 14 municípios, cada um com uma capital, e que mantêm, com poucas diferenças, os limites dos 13 distritos existentes durante os últimos anos do Timor Português.
Inesquecível porque mesmo com tradição de lutas, massacres e guerras, respira um clima de amor, de sensualidade e de aconchego… Preservam suas tradições, reverenciam seus mortos, vivem em comunidade, enfrentam juntos os desafios… Timor Leste pode ser um lugar para se viver uma vida, um ano, uns meses ou alguns dias.
Na língua local, o Timor-Leste é chamado de Timor Lorosa'e ou Tetum, que significa “sol nascente leste”. Já na língua portuguesa, que é um dos idiomas oficiais do país, Timor-Leste é uma composição da palavra “timor”, derivada de “timur”, que significa leste, e de “leste” no português.
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.
A Indonésia, a pretexto de proteger os seus cidadãos em território Timorense, invade a parte Leste da ilha e rebaptiza o território de Timor Timur, tornando-a sua 27a província. Recebeu o apoio tácito do governo norte-americano que via a Fretilin como uma organização de orientação marxista.
Timor-Leste está localizado no Sudeste Asiático e possui 14.600 km² de extensão. O seu território é formado por terras descontínuas, sendo constituído pela parte leste da Ilha de Timor2, a Ilha de Ataúro, o ilhéu de Jaco e o enclave de Oé-cussi.
Colonizado por Portugal, o país do sudeste asiático teve o português como idioma oficial até 1975, quando foi invadido pela Indonésia e obrigado a adotar a língua dos invasores.
A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.
Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos.
A palavra "Timor" provém dos primitivos navegantes malaios, que chamavam a ilha de Timur, termo malaio para "leste", uma vez que a ilha ficava a leste de seu país.
A cobertura de cuidados de saúde em Timor-Leste é limitada. Procure ter um seguro de viagem que inclua evacuação médica. Altera-se que em Timor-Leste, à semelhança dos países da região, a posse, consumo e tráfico de estupefacientes é severamente punido, mesmo em pequenas quantidades. Esteja preparado para ter atrasos.
Para viajar para Timor Leste o melhor é voar para Kupang, em Timor Ocidental, e de lá apanhar um voo para Dili ou uma carrinha. Se optar pelo voo tem que escolher bem o dia da viagem porque não há voos todos os dias. Se optar pela carrinha partilhada, use os serviços da Paradise ou da Timor Tours & Travel.
Em termos administrativos, Timor-Leste encontra-se dividido em 13 distritos: Bobonaro, Liquiçá, Díli, Baucau, Manatuto e Lautém na costa norte; Cova-Lima, Ainaro, Manufahi e Viqueque, na costa sul; Ermera e Aileu, situados no interior montanhoso; e Oecussi-Ambeno, enclave no território indonésio.
Neste dia, o Restaurante Universitário servirá um cardápio especial com dois pratos típicos do país: a Katupa, um tipo de bolinho de arroz com leite de coco, embrulhado e cozido em cestinhos feitos com folhas de palmeira ou coqueiro; e o Midar-Sim, cozido de carne de porco com verduras.
Intitulado “Pôr fim ao impasse: reimaginar a cooperação num mundo polarizado”, o Relatório do Desenvolvimento Humano 2023/2024 apresenta dados atualizados até o ano de 2022 e refere que o IDH de Timor-Leste é de 0,566: em 2021, conforme a revisão mais recente, o valor é de 0,574, que corresponde ao 153º lugar no ...