Uma das desvantagens do copo descartável é o material do qual é feito. Provenientes do refinamento do petróleo, os copos descartáveis plásticos são feitos a partir de uma de suas frações, a nafta, substância líquida muito parecida com a gasolina.
1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Como boa parte do lixo produzido pelas pessoas demora muito para se decompor e não é destinado para reciclagem, o mundo vive hoje a falta de espaço em aterros sanitários.
Com a fragilidade do sistema de recuperação desse material, são toneladas de plástico indo parar diariamente em aterros, lixões, ruas, esgotos e até nos oceanos.
Comum em escritórios, restaurantes e festas pela praticidade, o copo descartável é um risco para o meio ambiente e para a sua saúde. - Pode levar até 400 anos para se decompor. Embora tenha vida útil de segundos, entre o uso e o descarte, eles podem levar até 400 anos para se decompor. - Não são reciclados.
O uso do copo de vidro ao longo de sua vida útil gera outros gastos para sua limpeza como consumo de água, sabão e energia elétrica. O fim de vida do copo de vidro deve ser considerado quando o mesmo quebra e torna- se impróprio para o uso.
NÃO USE PLÁSTICO SEM VER ESSE VÍDEO! MICROPLÁSTICO NA COMIDA
Qual a desvantagem do copo de plástico?
Uma das desvantagens do copo descartável é o material do qual é feito. Provenientes do refinamento do petróleo, os copos descartáveis plásticos são feitos a partir de uma de suas frações, a nafta, substância líquida muito parecida com a gasolina.
O consumo exagerado do plástico normalmente tem uma consequência direta: o aumento dos lixões. Só no Brasil existem 3 mil ocupando 1.600 municípios. Eles contaminam o solo, poluem o ar e afetam a saúde de milhões de brasileiros.
Você sabia que os copos descartáveis, quando contêm um líquido quente, liberam substâncias nocivas ao homem? Os tradicionais copos de plástico usados no Brasil para servir aquele gostoso cafezinho são fabricados com poli- estireno. Esse material, por sua vez, é feito a partir do estireno, que é um composto tóxico.
Uma das opções é o copo de papel biodegradável. Trata-se de uma alternativa produzida com materiais renováveis e com um processo de descartabilidade mais rápido. Em cerca de meses, ocorre a degradação devida deste produto.
O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias que são danosas à saúde humana.
❌Não ingerir café, chá ou líquidos quentes em copos e recipientes de plástico. ✔️A única forma de prevenir é evitar o hábito cotidiano de ingerir bebidas e alimentos quentes em copos de plástico e trocar os potinhos de casa, preferindo os de plástico “BPA free” ou recipientes de vidro.
Afinal, além de liberar substâncias tóxicas, o plástico é capaz de alterar a estrutura do solo, tornando-o mais compactado e menos permeável. Isso dificulta a penetração da água e do ar no solo. Sendo assim, o plástico pode reduzir a fertilidade do solo.
A questão do acúmulo de plástico no meio ambiente e seus impactos negativos têm sido cada vez mais discutidos. O descarte inadequado de plásticos pode resultar em poluição dos oceanos, rios e solos, afetando a fauna marinha e terrestre. Além disso, a queima de plásticos pode liberar gases tóxicos.
O plástico quando não descartado de forma certa vai parar em ruas, bueiros, rios, lixões, aterros sanitários, florestas e oceanos. À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos liberam gases do efeito estufa, contribuindo dessa maneira com as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta.
Quais os prejuízos o plástico traz para nossa saúde?
Pesquisas até o momento sugerem que os efeitos potenciais para a saúde da exposição a plásticos incluem irritação respiratória, dispneia, diminuição da capacidade pulmonar, tosse, obesidade, aumento da produção de catarro, doenças e problemas cardiovasculares, asma e câncer.
Faz mal comer comida quente em vasilha de plástico?
O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. O recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos.
O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.
Evite Plástico com Códigos Suspeitos: Se você ainda optar por copos de plástico, evite os códigos de reciclagem 3 (PVC) e 7 (outros plásticos, incluindo BPA), pois esses tipos de plásticos são mais propensos a liberar substâncias nocivas.
Trocar copos descartáveis por copos retornáveis é uma mudança simples que pode ter um impacto profundo. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, você economiza dinheiro, adota um estilo de vida consciente, desfruta de versatilidade e se torna um agente de mudança positiva.
O plástico é um material que contribui com a redução das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera por sua leveza, durabilidade e outras propriedades que permitem o seu uso em diferentes segmentos industriais.
Qual impacto do copo descartável no meio ambiente?
Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza.
Durante o consumo, os plásticos contendo vários tipos de bisfenol vão parar no organismo humano, causando graves danos à saúde. Após o descarte - mesmo que este seja feito corretamente -, os plásticos podem escapar para o ambiente e acabam no organismo de animais, nos lençóis freáticos, no solo e na atmosfera.
O vidro é mais delicado que outros materiais, sendo preciso manuseá-lo e inclusive acondicioná-lo com certo cuidado para evitar quebras; Ele é também mais pesado e volumoso que os demais, o que pode acabar encarecendo certos tipos de operações.
Como o vidro é mais resistente e mais grosso, ele demora um pouco mais gelar, então se você quer uma bebida gelada rapidinho, a melhor de todas as opções é a lata. E para uma quantidade maior, vai de PET!