As areias (e também os cascalhos) são quimicamente inertes e compõem o esqueleto mineral do solo. As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.
A areia grossa é usada como agregado na confecção do concreto e argamassas que são utilizados como materiais na indústria da construção civil, e a argila serve de matéria prima para fabricar tijolos, telhas etc.
2. Tipo de Solo arenoso. O solo arenoso tem como seu principal componente a areia, que chega a ser entre 60% e 70% da composição, o restante da terra é formada por argila e uma parte menor de pedras.
Argila- As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio. Formam uma pasta um pouco plastica que pode ser moldada. Terra- A terra é um tipo de solo de material inconsolidado que cobre a superficie terrestre.
Diferentemente do que ocorre com o solo argiloso, o solo arenoso é extremamente permeável, visto que sua composição é de, praticamente, ¾ de areia e outra, bem menor, de argila.
QUAL O TAMANHO DO GRÃO DA ARGILA? Granulometria areia, silte, pedrisco e matacão NBR 6502
Qual a diferença da argila e da areia?
As areias (e também os cascalhos) são quimicamente inertes e compõem o esqueleto mineral do solo. As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.
Afinal, qual solo mais poroso arenoso ou argiloso? O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.
O nome barro também é popularmente usado para denominar as argilas. Tecnicamente barro é argila impura. Dificilmente a Natureza vai apresentar argila pura, daí o uso indistinto da designação. Já foi dito que as cerâmicas sã obtidas pela secagem e cozimento das argilas.
É verdade que os solos com muita argila são em geral muito permeáveis?
Os solos argilosos são, em geral, muito finos, formados predominantemente por ferro e alumínio, apresentam baixa permeabilidade e retêm a água absorvida por mais tempo. Ainda, por serem bem estruturados, são mais resistentes à erosão.
Agência FAPESP – Um relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aponta a descoberta, no oeste do Estado de São Paulo, da quarta maior reserva de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas.
O solo argiloso, também chamado argissolo, é aquele que contém pelo menos 30% de grãos de argila na sua composição, além de alumínio e óxido de ferro. Ele possui uma terra da cor vermelho-escura e grande concentração de umidade.
Ela é parecida com o barro, mas é feita de outros minerais como alumínio, sílica e o restante dela é água! Só que além desse tipo, que é o fresco, tem outros, criados com materiais industriais pra diferentes usos.
A areia é um conjunto de partículas de rocha desagregadas – um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício. Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água.
Com ampla aplicação industrial, a argila é usada principalmente na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso vem se ampliando cada vez mais para tratamentos estéticos e medicinais, sendo descobertos a cada dia novos benefícios do mineral.
Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
No Brasil, segundo pesquisadores, os elementos podem ser encontrados em jazidas próximas a vulcões extintos. Conforme a Meteoric, a área de Poços de Caldas tem história de mineração de argila para tijolos e argilas refratárias.
As argilas vêm com as águas dos rios, diluídas. Quando chove, eles aumentam suas bordas, que avançam em direção às margens. Aí, os rios diminuem o volume, as partículas abaixam e ficam. Sedimentam umas sobre as outras.
O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.
Silte: Silte é o nome dado a qualquer material mineral que, em sua totalidade e em conjunto natural, seja menor que a areia e maior que a argila. Seu diâmetro comum fica, então, entre 0,005mm e 0,05mm.
O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica. Sendo assim, ele é bastante fértil, por isso é muito utilizado na produção agrícola. O solo humoso é rico em matéria orgânica.