A temporada de reprodução dos coleiros inicia-se e também termina mais tardiamente que a dos outros pássaros. Estima-se que a melhor época para criá-los seja de novembro a abril, período que coincide com a maior disponibilidade das sementes de seus capins preferidos, na natureza.
A temporada começa na primavera, no início de setembro. e vai até o final do verão do final de março. Essa é a época de reprodução do coleiro na natureza.
Geralmente, a fêmea bota dois ovos, e a incubação demora, em média, 14 dias. O coleirinho é uma ave que pode ter até quatro ninhadas. Com 13 dias de vida, os filhotes já deixam o ninho com seus pais, e aos 35 já ficam independentes.
Ele é classificado em dois tipos diferentes: Tuí-Tuí (ou Macaquinho) e o Grego, sendo o primeiro canto mais puro e melodioso, ou seja, mais valorizado.
Os filhotes abandonam o ninho após 13 dias de vida e com 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos, e atingem a maturidade sexual logo no primeiro ano de vida, podendo viver em média de 10 a 12 anos.
Primeira muda, primeira muda de ninho, de dois a três meses, ele vai derrubar algumas penas e fica no espectro ainda. pardo. Segunda muda, de entre cinco a sete meses, ele vai fazer mais outra muda. Nesse período.
Verduras e legumes frescos, como jiló e almeirão, podem ser oferecidos de forma complementar à alimentação do seu coleiro. Água limpa e fresca deve ser oferecida diariamente. O veterinário deve ser visitado regularmente.
Coleiros, trinca-ferros, canários-da-terra e marias-pretas, alguns vítimas de maus-tratos, ficam aprisionados em pequenos alçapões de madeira, ocultos em bolsas, e são comercializados a preços entre R$ 20 e R$ 120.
INDICAÇÃO: A pimenta é tradicionalmente usada como afrodisíaco (esquenta) e por suas propriedades medicinais contra inflamações, parasitas e diarreias. ESPECIAL PARA: Coleiros, Curió, Canários e outros. MODO DE USAR: Duas a três gramas por dia, três vezes por semana, separado ou misturado a outros alimentos.
Podem ser oferecido ainda as frutas , verduras e legumes como maçã,jiló , banana, pera, mamão , laranja, berinjela, couve, almeirão, pepino, milho verde, couve, almeirão, acelga,escarola, brócolis (folhas) entre outros.