A fava de Oxum, é um fruto sagrado associado a essa amada Orixá das águas doces. Ela é utilizada em rituais, e banhos para atrair bons fluidos, afastar energias negativas e promover a prosperidade.
Pode ser usada para banhos. Sua beleza não está apenas no seu tom dourado, mas na fertilidade financeira e material, além do amor carnal, que ela naturalmente atrai para quem a usa. Fava de oxum cravejado em prata/950 com banho de ouro 18k.
Doce e poderoso. Coração que caminha tanto pelos mistérios noturnos quanto pelo brilho dourado do sol. Para as notas médias usei jasmins, camomila, ylang ylang, calêndula e mel.
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
A oferenda a Oxum pode incluir omolocum, camarão com gengibre e ipetê, preparado com inhames e banana-ouro. Para melhor entender quem é Oxum, conversamos com Mãe Carmen de Oxum, Iyalorixá do Ilê Olà Omí Asé Opô Araká.
Oferenda a Oxum VOCÊ VAI PRECISAR DE: Um melão amarelo pequeno; 3 ovos cozidos; uma xícara de mel; um rosa amarela; 7 lírios amarelos um papel branco com seu nome completo e seus pedidos; uma tigela ou prato fundo, de vidro louça ou plástico onde você consiga pôr o melão em pé; uma vela de 7 dias amarela.
Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor. Vem entender mais o que é ser filha de Oxum.
De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.
Fava de aridan como é chamado pelo povo de santo é um fruto sagrado "eué orixá" que entra na maioria dos rituais do candomblé, principalmente nos ritos de odu ejé, sasanha, abô e assentamento de orixá como Exu, Ogum, Obaluaiê, Oxum, Xangô e outros a depender do oro axé.
O balaio é um adorno que será preenchido com os elementos característicos do orixá, como Omolucum e o Ipeté, que são comidas preparadas à base de feijão-fradinho e inhame, rosas e flores, espelhinhos, manjá, doces, frutas finas, perfumes e ervas.
Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Banho Completo de Ervas | Oxum Peso:40g Contém: Feijão Fradinho, Camomila, Calêndula, Cana do Brejo, Levante, Chá Bugre Modo de usar: Em água fervente, abafe as ervas, deixe esfriar até uma temperatura agradável, após isso, sugiro coar as ervas e após o banho de higiene, jogue apenas do pescoço para baixo.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...