A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.
A formiga-bala é reconhecida em seu habitat por diferentes nomes, todos relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor, diz a EOL. Na Venezuela, ela é chamada de "formiga 24 horas", devido ao número de horas que uma pessoa pode sentir a dor de sua picada.
Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula. A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina.
Você já ouviu falar na formiga tucandeira? Esta é a formiga mais perigosa existente no Brasil. Ela não tem veneno capaz de matar. Além disso, sua mordida pode fazer desmaiar.
No ranking, ela registra uma 'pontuação' de 4+, ou seja, maior do que a própria comparação com a picada mais forte entre os insetos. No tupi-guarani, a formiga-bala é chamada de tocandera, tocandira, ou tocanquibira, palavra que significa 'aquela que fere profundamente'.
Qual é a formiga que tem a picada mais dolorosa do mundo?
A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.
São Paulo – A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita países da América Central e do Sul, em especial as regiões mais úmidas e tropicais. Conhecida por vários nomes (tocandira, tocanera), todos fazem alusão a uma característica em comum do 'bichinho': o potencial da dor da picada.
Durante uma expedição para estudar a biodiversidade do Vale do Siang, no nordeste da Índia, entomologistas fizeram uma descoberta surpreendente: uma nova espécie de formiga com uma aparência rara, de cor azul metálica.
Com a morte da finada formiga-rainha, as rainhas substitutas (pseudorrainhas) vivem até três anos e três meses, enquanto as formigas operárias tem expectativa de vida de apenas oito meses.
A Martialis heureka tem características suficientes para ser considerada uma formiga, mas é tão diferente de tudo o que já se viu que os cientistas criaram uma nova sub-família, Martialinae, só para ela.
As formigas são insetos eussociais da família Formicidae e, junto às vespas e abelhas relacionadas, pertencem à ordem Hymenoptera. As formigas evoluíram de ancestrais das vespas vespóides no período Cretáceo.
Moscas da família Phoridae são importantes inimigos naturais das formigas cortadeiras. O ob- jetivo deste trabalho foi determinar a taxa de parasitismo que forídeos parasitoides provocam à formiga Atta sexdens em área de vegetação natural.
A maior das formigas, e a espécie mais pesada da ordem, são as fêmeas de Dorylus helvolus, atingindo um comprimento de 5 cm. A formiga com a maior média de tamanho entre os indivíduos da colônia é Dinoponera gigantea, com média de até 3,3 cm.
Dinoponera nicinha está entre as maiores formigas do mundo e foi encontrada nos estados de Rondônia e Amazonas. A descoberta é resultado das pesquisas do Laboratório de Biossistemática de Formigas da Universidade Estadual do Paraná (UFPR). A ativista Nicinha e a nova espécie de formiga têm muito em comum.
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
Outro gênero tem importância no Brasil: as formigas saúvas, que podem causar lesões com as mandíbulas, pertencem ao gênero Atta. c) Subfamília Myrmicinae: compreende as formigas lavapés, do gênero Solenopsis, amplamente distribuídas pelo país.
As formigas-de-fogo são um tipo especial de formiga que constrói formigueiro, e elas costumam instalar seus ninhos nas áreas externas. Elas mordem, além de apresentarem em seu ventre um ferrão usado para injetar veneno em qualquer coisa que perturbe seu ninho ou elas próprias.
Uma formiga preservada em um bloco de âmbar do Báltico de 35 milhões de anos é a formiga-correição mais antiga já descoberta, de acordo com um novo estudo, representando a primeira evidência de que esses ferozes predadores já vagaram pelo continente europeu.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.
O termo Formiga-feiticeira é a designação comum a diversas espécies de vespas da família Mutillidae, especialmente as fêmeas ápteras, que têm aparência de formiga e são geralmente pretas, aveludadas e com vistosas manchas vermelhas, amarelas ou brancas.
Descrição. As Formigas-fantasma são trabalhadoras e extremamente pequenas, de 1,3 a 1,5 mm de comprimento, e monomórficas (um único tamanho). Elas têm antenas com 12 segmentos com os segmentos espessando gradualmente para a ponta. Os escapos antenais ultrapassam a fronteira occipital.
A formiga saúva é mais fraca: levanta 20 vezes o seu próprio peso. Ainda assim, é algo impensável para um ser humano, a não ser em quadrinhos e filmes.
É considerada a formiga mais rápida do mundo, devido ao surpreendente movimento sincronizado de suas patas. Segundo comunicado da associação científica Company of Biologists, os pesquisadores impressionaram-se ao corroborar que a formiga atingia a velocidade de 0,855 m/s — 108 vezes sua própria longitude corporal.