A tecnologia de rádio sem fio de curto alcance Bluetooth® opera na banda de frequência de 2,4 GHz. A tecnologia Bluetooth permite que PCs e dispositivos móveis sejam sincronizados com periféricos, como fones de ouvido sem fio, teclados ou mouses sem a necessidade de cabos ou infraestrutura de rede de suporte.
Embora as conexões de 2.4 GHz normalmente consumam mais energia do que o Bluetooth devido às taxas de dados mais altas, outros fatores também influenciam o consumo da bateria.
As transmissões via Bluetooth ocorrem por meio de ondas de radiofrequência de 2,4 GHz (2,4 bilhões de ondas por segundo). Além de possuir um maior alcance, as transmissões por meio dessa tecnologia realizam-se com maior velocidade quando comparadas às transmissões por infravermelho.
A especificação Bluetooth permite uma taxa de transferência de dado de 1Mbps. Na prática, essa taxa é menor. Como exemplo, em uma transmissão full duplex atinge-se normalmente uma taxa de 432 Kbps, para transmissões half duplex os valores sobem para 721 Kbps. Já nas transmissões de voz, a taxa é de 64 Kbps.
O alcance da ligação Bluetooth é de, aproximadamente, 10 metros (30 pés). No entanto, o alcance de comunicação máximo varia consoante os obstáculos (pessoa, metal, parede, etc.)
Em 2016, os estudos a fim de otimizar o recurso criaram a versão 5.0. Com ela, a comunicação passou a suportar uma distância de mais de 40 metros, ou seja, a classe 1 dos aparelhos — até então limitada a 10 metros. A velocidade também foi um diferencial, crescendo para 50 Mb/s.
Quando comparado ao WiFi, o Bluetooth tem uma taxa de transferência muito mais lenta, opera em um alcance mais curto e requer muito menos energia. Isso significa que as baterias Bluetooth duram mais e não são tão grandes. Os dispositivos Bluetooth são pequenos e funcionam até mesmo na área industrial.
A distância máxima de alcance das conexões Bluetooth depende da classe de rádio instalada no dispositivo: Classe 1: é a classe com maior alcance. Aparelhos com esta tecnologia podem se conectar com outros que estejam até 100 metros de distância.
O nome “Bluetooth” é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, que na língua inglesa é chamado de Harold Bluetooth. O nome do rei foi escolhido pelo fato dele ter unificado as tribos de seu país, semelhantemente ao que a tecnologia pretende fazer: unificar tecnologias diferentes.
O que substitui o Bluetooth? Semelhante ao Bluetooth, o Wi-Fi Direct permite parear dois ou mais dispositivos por meio de suas portas de rede para trocar informações sem a necessidade de um roteador intermediário.
O Bluetooth é gerenciado pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), que tem mais de 35 000 empresas associadas nas áreas de telecomunicações, computação, redes e produtos eletrônicos de consumo. O IEEE padronizou o Bluetooth como IEEE 802.15.1, mas não mantém mais o padrão.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
O espectro Wi-Fi de 2,4 GHz tem 70 MHz de largura, e os dispositivos são limitados tipicamente a três canais de 20 MHz. O espectro Wi-Fi de 5 GHz tem aproximadamente 500 MHz de largura, e os dispositivos podem usar até seis canais maiores de 80 MHz para velocidades mais rápidas.
Uma das principais vantagens do wireless é a sua ampla cobertura e maior alcance em comparação com o Bluetooth. O Wi-Fi permite que você se conecte a uma rede local, estendendo-se por uma área consideravelmente maior, como uma casa, escritório ou espaço público.
A tecnologia bluetooth 5.0 está entre os recursos mais atuais quando o assunto é conectividade. Com esse novo padrão, os clientes conseguem conectar um aparelho a mais dispositivos ao mesmo tempo, ter mais agilidade na conexão e maior alcance.
O Bluetooth utiliza ondas de rádio para transmitir dados em curtas distâncias, até 328 pés ou 100 metros, embora a maioria dos dispositivos tenha um alcance mais limitado, de cerca de 30 pés, devido à interferência. A tecnologia de Bluetooth transmitena faixa de 2,4 a 2,485 GHz.
É possível usar o Bluetooth sem WiFi? É possível, certamente. Bluetooth permite transferir dados entre dispositivos sem acessar a Internet, mas muitos dispositivos requerem uma conexão Wi-Fi para funcionar corretamente, então nem todos os dispositivos Bluetooth podem funcionar sem WiFi.
A comunicação via Bluetooth é feita por meio de ondas de rádio de curto alcance que operam, tipicamente, na frequência de 2,4 GHz, podendo chegar a 2,483 GHz. Essa é a faixa de frequências ISM, reservada para aplicações industriais, científicas e médicas. Isso garante o funcionamento do Bluetooth em escala global.
O Bluetooth é um protocolo que permite a troca de informações via rede de rádio, sem fio, de curto alcance e que necessitem de pouca largura de banda. Tem velocidade de 1 Mbps e um alcance médio que varia entre um e 100 metros.
Os dois tipos de fone usam a tecnologia bluetooth. A grande diferença é que o modelo TWS é completamente sem fios e o fone de ouvido bluetooth tem um cabo que une o lado direito e esquerdo. Ambos são práticos e confortáveis.