Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha. Outros dois pseudofrutos, também muito conhecidos e apreciados, são a maçã e a pera.
A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
Originária das florestas tropicais no Ocidente da África, a fruta-milagrosa ou fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum) voltou a ganhar destaque graças à sua “mágica”. A espécie, descoberta por pesquisadores no século 18, consegue adocicar alimentos ácidos e amargos.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
A menina que não gostava de fruta /Trabalhe a alimentação saudável com uma história
Porque caju não é fruta?
Porque o caju não é uma fruta? O caju é constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo, que é carnoso, rosado e chamado de falso fruto ou pseudofruto. A denominação ocorre porque, para ser considerado fruta, é preciso que tenha vindo do ovário da flor.
Para ser uma fruta, é preciso que ela venha do ovário da flor de uma planta. No caso do caju, o fruto é a castanha. No morango, as frutas são os aquênios, aquelas "sementinhas" que ficam na polpa. E na maçã, a fruta é a parte central da polpa, onde ficam as sementes (veja as fotos abaixo).
Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
Cacau. Mamão. Uva passa. Nutricionistas de Santo André descobriram nova utilidade para esses ingredientes: adoçar o leite de 8.000 alunos entre 0 e 3 anos que frequentam as quatro dezenas de creches da rede municipal.
A fruta mais cara do mundo é o Melão Yubari! Você vai ficar pasmo agora com esse dado que vou te falar, essa fruta no Brasil custa 66 mil reais e no Japão ela geralmente é vendida em leilões. As pessoas tem o costume de comprar para presentear alguém em ocasiões especiais.
A principal característica da fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum) é a capacidade de transformar sabores azedos em doces. Isso acontece devido a presença da miraculina, uma substância que inibe das papilas gustativas a parte que detecta o azedo e o amargo.
A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto.
A cor do cacau é variada, existindo diferenças entre as variedades e também durante o amadurecimento. Os frutos variam do verde ao roxo e do amarelo ao laranja. As sementes são ovoides e recobertas por uma polpa mucilaginosa de cor branca.