Flores. A flor é uma folha diferente das outras, podendo ser de vários formatos, tipos e cores. Elas são responsáveis por realizar a reprodução das plantas por meio de duas partes: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina).
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.
Os frutos desempenham uma função estratégica nas plantas, sendo exclusivo das Angiospermas. Entre a polinização das flores e a maturação das sementes, o fruto funciona como um arcabouço que reveste e protege o óvulo polinizado.
RAIZ: A RAIZ É A BASE DAS PLANTAS. O SEU TRABALHO É PUXAR DA TERRA A ÁGUA E A OS NUTRIENTES PARA AS PLANTINHAS, COMO SE FOSSE UM CANUDINHO NUM COPINHO DE ÁGUA. A MAIOR PARTE DAS RAÍZES FICA EMBAIXO DA TERRA E PODE TER VÁRIOS FORMATOS E TAMANHOS.
As partes da árvore e suas funções/ fotossíntese (para crianças)
Como definir a flor?
A flor é o órgão que abriga as estruturas reprodutivas das angiospermas. Ela é constituída por um pedúnculo, um receptáculo e verticilos florais. As flores são ramos caulinares com folhas modificadas e estão presentes nas plantas angiospermas.
Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores.
OBJETIVO: IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PARTES DE UMA PLANTA (RAIZ, CAULE, FOLHAS, FLORES E FRUTOS) E A FUNÇÃO DESEMPENHADA POR ESSAS PARTES. - MOMENTO INICIAL: NESTA ATIVIDADE VAMOS DISCUTIR AS PRINCIPAIS PARTES DE UMA PLANTA E SUAS FUNÇÕES. VIVEMOS NUMA REGIÃO PRIVILEGIADA COM MUITAS ESPÉCIES DE PLANTAS.
As árvores são importantes na luta contra as mudanças climáticas, pois realizam a fotossíntese, um processo fundamental para a remoção de gás carbônico (CO2), um dos principais gases de efeito estufa presentes em excesso na atmosfera devido à ação humana.
O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.
As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.
Elas são usadas para preparar pratos como saladas, chás, ornamentar pratos e fazer doces, principalmente xaropes e geleias. Antes de consumi-las, porém, é preciso ter certeza de que as flores estão limpas (elas devem ser lavadas com água limpa) , livres de resíduos como agroquímicos.
Das cerca de 350 mil espécies de plantas conhecidas ao redor do mundo, 250 mil são angiospermas, o grupo mais variado do reino Plantae. As angiospermas são as plantas que produzem flores. Essa estrutura simpática e colorida tem uma função primordial: realizar a reprodução sexuada.
Simboliza a beleza, a perfeição, o amor, a glória e a alegria, mas também a entrega a Deus, a evolução espiritual e a própria alma. A flor é também um símbolo feminino, ligado ao elemento água, ao planeta Lua e, consequentemente, à criação, à fertilidade e ao nascimento.
A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.
O caule é um órgão do corpo do vegetal que conecta as raízes até as folhas, garante a sustentação da planta e permite a elevação das folhas, flores e dos frutos. Alguns tipos de caule estão relacionados ainda com a reserva de nutrientes e a realização de fotossíntese.
Apesar de muitas flores usarem o vento para dispersar seu pólen, outras tantas desenvolveram flores com cores vibrantes, néctar e aromas. Eles servem para atrair animais, como os insetos e pássaros, que levam o pólen grudado em seus corpos para outras flores.
Fotossíntese. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.