Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Trata-se de um termo invariável em todos os outros idiomas e suas características de atuação são jogar somente no fundo da quadra (posições 1, 5 e 6) no lugar de um dos jogadores de fundo, e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros ...
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Além delas, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann e a oposta Tainara são as que ultrapassam o 1,90m. O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
A líbero Nyeme Victória Alexandre Costa Nunes, mais conhecida como Nyeme Victória, ou simplesmente Nyeme, tem sido um dos destaques do Brasil na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2024. Após as duas primeiras semanas na competição, o Brasil segue invicto após oito jogos.
O posicionamento do líbero em uma das posições “de rede” é proibido. E também devido a restrição de só atuar nas posições da zona de defesa, o jogador que estiver cumprindo a função não pode participar de bloqueios ou tentativas de bloqueio.
O líbero normalmente joga atrás da linha dos zagueiros centrais, atuando na sobra. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender.
- A posição de líbero é responsável pela defesa, atuando principalmente no passe e na recepção dos saques adversários. O líbero não pode realizar ataques acima da linha de ataque. - As principais habilidades necessárias no voleibol são: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
"Líbero precisa comandar muito bem a equipe. Orientar o tempo todo, lembrar as jogadas do adversário e posicionar o bloqueio para a defesa trabalhar", explica Natinha.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Um líbero é um especialista defensivo, restrito ao campo de defesa e não autorizado a servir, bloquear ou tentar um ataque de qualquer lado se a bola estiver completamente acima do topo da rede.
Esforço à parte, o que chama mesmo a atenção na equipe é o líbero. Não pela habilidade e sim pelas feições infantis e baixa estatura: aos 22 anos, Li-Yi Tung tem, segundo a informação disponibilizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), apenas 1,65 m.